segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

OS PERIGOS DA ERA DA COMUNICAÇÃO

Unidos pelo comunismo informacional!
No mundo globalizado se torna muito difícil a comunicação, o trabalho e qualquer outra atividade sem o uso de ferramentas digitais, o computador é a principal delas, e através dele é possível polarizar todos os lugares do mundo por meio de uma rede mundial, que por sua vez é integralmente controlada pelos Estados Unidos, que não permitem a democratização dos serviços e provedores de internet, que deveriam ser controlados por uma esfera nacional, em cada país, o que está longe de acontecer, pois a potência americana detém o direito de distribuir esse e outros tantos recurso digitais e tecnológicos para o mundo inteiro da maneira que bem entender, porém estamos reivindicando abertamente a democratização da internet não só para o Brasil, mas principalmente para todo o povo brasileiro, já que é a partir desse importantíssimo meio de comunicação que temos a oportunidade de chegar até você.
Essa realidade nos torna reféns das empresas globais, que na maioria das vezes têm suas matrizes em países estrangeiros que manipulam o “mundo digital” e principalmente as informações que chegam até nós, já que existem somente duas agências de notícias e informações globais, que distribuem as efemérides e noticiam o que acontece no mundo, que são a Reuters e a gigante CNN, coincidentemente americanas.
Por isso que às vezes nos perguntamos por que as notícias são sempre as mesmas, só existe uma diferença, o tipo de manipulação e estereótipo desses acontecimentos, que é feita cuidadosamente pela imprensa.
Sabendo disso, é de nossa competência filtrar e refletir as informações que chegam até nossos ouvidos, justamente para não sermos alienados pelo mundo digital e influenciados pela globalização.
.
PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA

RELAÇÃO POVO X ESTADO

Pode-se afirmar que a partir do momento que o homem passou a viver em sociedade surgiram necessidades tais como regras para garantir a boa convivência e uma conjuntura (Estado) que garanta o cumprimento dessas regras, além de um órgão que fiscalize e aplique penalidades aqueles que descumprirem o conjunto de leis ou normas (legislação). Se apenas uma dessas esferas de organização não funcionar devidamente, podemos afirmar que o ciclo fundamental da vida em comunidade foi quebrado.
Hoje muito se fala de violência e criminalidade, porém poucos se preocupam em erradicar esse problema da sociedade e se incumbem de perpetua-lo. Podemos criar várias justificativas para explicar um ato ilícito, porém são esforços em vão, sendo o criminoso uma pessoa do povo, temos a certeza de uma coisa, a punição será iminente. Mas quando o infrator é uma pessoa poderosa ou mesmo uma das nossas autoridades políticas, o quê acontece? Nesse caso se houver algum tipo de punição, será doação de cestas básicas ou qualquer outra “penalidade” do gênero. Com base nessa afirmação conclui-se que a lei não procede da mesma forma com todos, na sociedade atual, as “leis” são dribladas e atuam na defesa dos interesses de uma minoria.
Como já sabemos a convivência em grupo é muito difícil, mas é indispensável para a formação de qualquer indivíduo, porém certos aspectos vêm gerando descontentamento na população, esses estão diretamente ligados com a conjuntura citada acima. O intuito da criação do Estado, preliminarmente, era de promover a ordem, garantir e pleitear os direitos do povo, porém a idéia de Estado veio se desgastando e hoje podemos dizer que estamos vivendo num regime, submetidos a uma suposta ordem e usufruindo de direitos ilusórios, baseados numa Constituição vendida e desonrada por aqueles que a escreveram: NÓS e também as AUTORIDADES dos poderes executivos, legislativo e judiciário, que estão rendidos ao conformismo e, portanto incapazes de continuar a escrever a nossa Constituição que deveria acompanhar a realidade do povo brasileiro, que dá o sangue e trabalha de sol a sol para levantar um país cheio de porcos bem alimentados pesando nas costas do proletariado, que por sua vez é omisso e não faz valer a sua indignação.

PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA famousstudio_willian@yahoo.com.br

sábado, 21 de fevereiro de 2009

OS “CÁRCERES” DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Muitas vezes um ser humano sente-se encarcerado, mesmo usufruindo plenamente de sua liberdade física, porém o conceito de cárcere nesse contexto assume uma conotação diferente e mais profunda, a de segregação, sendo por diferenças étnicas, religiosas, sociais e muitas outras que estão perfeitamente conexas nesse conceito. Este cárcere priva o indivíduo ou o grupo segregado de seus direitos fundamentais e humanos.
Os “encarcerados” de que estamos tratando são aqueles que vivem em condições de isolamento social, aqueles que são submetidos a viver às margens da sociedade a maus tratos e condições de vida, trabalho, educação e saúde subumanas.
Em um contexto mais prático são aprisionados os que cometem de simples furtos até assassinatos ou também os indivíduos que cometeram um “crime” de opinião, que são o presos políticos, e os perseguidos por questões religiosas.
Também são considerados “encarcerados” os idosos abandonados em asilos pelos familiares, crianças atiradas às ruas e à criminalidade, pessoas que são exploradas no seu trabalho e vítimas de guerras urbanas e conflitos internacionais. Tomamos a liberdade de dizer que o pior prisioneiro é aquele que está condicionado dentro de si, é o indivíduo que ainda não teve acesso a educação e conseqüentemente é incapaz de superar as limitações impostas por ele mesmo, sendo assim impossibilitado de transcender as barreiras presentes na vida em comunidade e inúmeros outros desafios, enfim é a pessoa que não tem o autodomínio e nem a ciência de suas habilidades e dificuldades, contudo o ser humano é realmente ilimitado, pois possui a capacidade intelectual muito superior a de qualquer outro ser vivo e o mais importante, consegue estabelecer senso crítico, tornando-se capaz de transformar a realidade em que vive e a sua própria forma de convivência.
.
PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA
famousstudio_willian@yahoo.com.br

O DESAFIO DA CONVIVÊNCIA HUMANA

Desde a remota origem do homem, um comportamento de suma importância é a sociabilidade, que provém do ato de se socializar, permitindo ao ser humano trocar informações e experiências, estas que, provocam diversas mudanças no modo de pensar e agir dos indivíduos, podendo ser construtivas ou destrutivas. É a partir da ação de se socializar que os primeiros humanos desenvolveram a capacidade da fala e reflexão, que os permitiu articular e interagir com seus semelhantes e com o ambiente externo, estabelecendo cooperação e integração.
Os primórdios da comunicação seriam esses, até então, porém com o advento da tecnologia, a convivência e a sociabilidade dos seres humanos foi assumindo uma conotação diferenciada, e passando a ser insalubre em algumas situações não tão isoladas como pensamos; tornando-se muito difícil, e em alguns casos até impossível a socialização, pois comportamentos de rebeldia, infantilidade e antipatia afastam pessoas, porém devemos estar acima dos fatores externos, que podem nos deixar perplexos e com um sentimento de aversão, e não cessar o nosso comprometimento com a integração social.
De fato, todos devemos convir, que o ser humano necessita estritamente dos seus semelhantes para sobreviver em plenos sentidos, durante as três fases de sua vida, desde o nascimento até a morte. Por meio da socialização os indivíduos aprendem, assimilam o conhecimento e principalmente, desenvolvem a capacidade de se integrarem a diversos grupos.
Para que um indivíduo possa se tornar plenamente sociável ele precisa respeitar as normas da sociedade, carregar consigo os valores e princípios da boa convivência e, além disso, essa pessoa precisa aceitar as diferenças, viver pacificamente com seu próximo, baseando-se pelo respeito que deve ser recíproco em toda e qualquer relação.
Com a chegada da globalização, as informações passaram a circular em uma velocidade impressionante, o tempo está se abreviando; a partir dessa teoria, dizemos que a sociedade está em constante reciclagem, pois ao mesmo tempo costumes antigos estão se re-aflorando e novas tecnologias não param de surgir. Nesse contexto tão acelerado, os populares meios de comunicação pouco contribuem para construir um Brasil mais autêntico, pois difundem ideais individualistas e de pouca ou nenhuma importância cultural, política e social, defendem os interesses de uma minoria, formada por empresários, publicitários famosos, business men, entre outros burgueses dotados de mimos e futilidades.
Já que estamos em constante reciclagem, um dos fatores que mais evidenciam isso é a volta do chamado tribalismo, contextualizado em outras vertentes de sociabilidade que estão emergindo no século XXI, dentre estas, estão os skinheads, emos, punks e demais tribos que acabam contribuindo de forma negativa para a sociedade, já que reunidos em um grupo fechado, poderiam usar suas influências, sua liberdade de pensamento e expressão para contribuir com o enriquecimento cultural da população, passando mensagens construtivas e positivas, seja através de músicas, poesias ou qualquer outra metodologia.
"A palavra de ordem que está na moda atualmente é “desenvolvimento”, que nada tem a ver com o desígnio da humanidade o “envolvimento”, ao tratarmos de crescimento em potencial político, econômico e social devemos usar um termo muito mais célebre que é o “progresso”. Willian de Souza.
.
PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

VIOLÊNCIA E CONFLITOS INTERNACIONAIS

  • O que são? Esses tipos de conflito/violência têm origem histórica; a rivalidade desenfreada entre diversas nações vem se arrastando ao longo de muitos anos desde os tempos da colonização. Os conflitos que a princípio podem parecer contidos a uma escala regional evoluem significativamente a dimensão internacional, por razões políticas econômicas e até culturais. As ações de divergência à política imperialista partem, principalmente, por parte das colônias de exploração, porém as colônias de ocupação, também acabam adotando táticas violentas a fim de manterem o controle sobre os povos colonizados de forma covarde.
  • Quais são os tipos de violência? As atitudes violentas são muito subjetivas e relativas, casa povo tem seu ideal a ser defendido a partir de suas diferentes visões de mundo. Para defender questões coletivas, surgem grupos guerrilheiros, mas existem facções terroristas e extremistas, que passam dos limites e partem para manifestações violentas, que ao invés de defenderem o bem comum lutam por intenções particulares de alguns grupos sociais mais privilegiados. Não podemos esquecer que muitas vezes a violência é “financiada” pelo próprio Estado, um exemplo claro são os EUA, que necessitam de criar guerras para vender armas e movimentar sua economia.
  • Como acontecem? Como já discutimos, esses conflitos têm origens históricas, porém muito subjetivas, novos conflitos podem surgir, a partir do momento que determinado grupo étnico tem a necessidade de lutar por alguma causa coletiva, mas em determinadas situações, esses mesmos precisam usar táticas violentas para serem ouvidos.
  • Um exemplo de grupo terrorista é a Al Qaeda, que utiliza táticas violentas para demonstrar a “superioridade” do povo árabe, tornar pública sua indignação pela política externa dos EUA e mostrar a sua força de revolução e destruição em massa; para alcançar seus objetivos vale até tirar a vida de pessoas inocentes.
  • Um exemplo de grupo guerrilheiro que utiliza manobras ditas violentas contra o governo, são os Zapatistas que reivindicam causas nobres, lutando pelas questões indígenas e a reforma agrária no México.
  • Um exemplo de manifestação pacífica foi a de Gandhi e seus seguidores, que alcançaram a independência do povo indiano através de movimentos pregando a não-cooperação com os colonizadores, greves de fome e o importantíssimo plano Satyagraha (não-violência).

PORTAL COMUNISTA - postagem de WILLIAN DE SOUZA famousstudio_willian@yahoo.com.br

domingo, 8 de fevereiro de 2009

FILOSOFIA SOCIAL

Pior que viver às margens da sociedade e da democracia, é viver na conformidade e no senso comum e vivenciando o triste sentimento da aversão, perdendo o tempo culpando o governo pela calamidade social do nosso país - isso não significa que o governo esteja isento - mas se dele não vem nenhuma iniciativa para mudar a nossa realidade, a ação e o impulso devem vir de nós, o povo, a força que movimenta o Brasil rumo ao futuro.
É inaceitável sermos considerados cidadãos só na hora de pagar nossos impostos, queremos ser cidadãos plenos, queremos poder andar com dignidade e tranqüilidade pelas ruas, onde o crime e o descaso passeiam livremente, queremos transporte público, saúde e educação de qualidade, chega de pagar dobrado para que tenhamos o direito de ter o que já nos é assegurado pela lei ou pelo o que chamamos de lei.
Ao pensar dessa maneira podemos dizer que estamos vivenciando o mais importante mandamento da filosofia: que é se libertar da alienação adquirindo o senso crítico, primeiro passo para o estudo das ciências sociais.

PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA
famousstudio_willian@yahoo.com.br

sábado, 7 de fevereiro de 2009

GRANDES PERSONALIDADES

Adquirir senso crítico e respectivamente uma postura contestadora, não é tão fácil como se pensa, não basta só ler ou só filosofar, é preciso ler e filosofar, mas para que tenhamos o devido aproveitamento dessas duas etapas é importante usarmos a teoria da Dialética, que vai abrir caminho para a aceitação do novo e conseqüentemente nos fazer enxergar o “pôr-do-sol”, através de um outro horizonte. Podemos começar nossa atividade de enriquecimento interior refletindo sobre algumas personalidades que são de grande fascínio para nós do Portal Comunista, e com certeza serão também para todos aqueles que sentem a necessidade de se elevar e capacitar-se para lutar pelo bem comum.


CARLOS MARIGHELLA (Salvador, 5 de dezembro de 1911 - São Paulo, 4 de novembro de 1969) foi um político e guerrilheiro brasileiro, um dos principais organizadores da luta armada para a implantação do comunismo no Brasil e contra a ditadura militar (1964-1985).

Rondó da Liberdade

É preciso não ter medo, é preciso ter a coragem de dizer.
Há os que têm vocação para escravo, mas há os escravos que se revoltam contra a escravidão.
Não ficar de joelhos, que não é racional renunciar a ser livre.
Mesmo os escravos por vocação devem ser obrigados a ser livres,quando as algemas forem quebradas.
É preciso não ter medo, é preciso ter a coragem de dizer.
O homem deve ser livre...
O amor é que não se detém ante nenhum obstáculo, e pode mesmo existir quando não se é livre.
E no entanto ele é em si mesmo a expressão mais elevada do que houver de mais livre em todas as gamas do humano sentimento.
É preciso não ter medo, é preciso ter a coragem de dizer.

.
Carlos Marighella

Ernesto Guevara de la Serna, mais conhecido por CHE GUEVARA (Rosário, Argentina, 14 de Junho de 1928 - La Higuera, Bolívia, 9 de Outubro de 1967) foi um dos mais famosos revolucionários comunistas da história, ganhando grande notoriedade em Cuba, onde atuou entre os principais dirigentes do governo de Fidel Castro.

"O conhecimento nos faz responsáveis.

"O revolucionário deve sempre ser integral. Ele deverá trabalhar todas as horas, todos os minutos de sua vida, com um interesse sempre renovado e sempre crescente. Esta é uma qualidade fundamental.

"Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira.

Che Guevara

EMILIANO ZAPATA Salazar (San Miguel Anenecuilco, México, 8 de agosto de 1879 – 10 de abril de 1919) foi um líder importantíssimo durante Revolução Mexicana de 1910 contra a ditadura de Porfirio Díaz. Considerado um dos heróis nacionais mexicanos, Zapata é também a inspiração para o Movimento Zapatista ou Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN), que atua em todo o México, mas tem suas ações mais concentradas no estado de Chiapas, desde 1983 até os dias de hoje.

Frases do Movimento Zapatista

"Mandar obedecendo.

"Um mundo onde caibam muitos mundos.

"Tudo para todos, nada para nós.


Friedrich ENGELS (Wuppertal, 28 de novembro de 1820 - Londres, 5 de agosto de 1895) foi um filósofo e sociólogo alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo científico, comunismo ou marxismo. Ele foi co-autor de diversas obras com Marx, sendo que a mais conhecida é o Manifesto Comunista. Sem dúvida nenhuma, Engels foi um filósofo como poucos: mesmo sendo filho de um rico industrial alemão, soube analisar a sociedade de forma muito eficiente.

"Um grama de ação vale mais do que uma tonelada de teoria.

"O ser refutável não é o menor dos encantos de uma teoria.

"A religião nasce das concepções restritas do homem.

Friedrich Engels

Mohandas Karamchand Gandhi (Nova Delhi, 2 de Outubro de 1869 - Nova Delhi, 30 de Janeiro de 1948), conhecido popularmente por MAHATMA GANDHI, "Mahatma", do sânscrito significa "Grande Alma", apelido carinhoso que Gandhi renegava, pois acreditava ser uma pessoa comum assim como seus irmãos indianos. Formou-se em direito na Inglaterra, foi o principal idealizador e fundador do moderno Estado indiano e também lutou para a independência política da Índia, tornou-se um influente defensor do plano de resistência Satyagraha, princípio da não-agressão, uma forma não-violenta de protesto como um meio de revolução.

"A desobediência civil não é um estado de ilegalidade e licenciosidade, mas pressupõe um espírito de respeito à lei combinado com o autodomínio.

"O bem do indivíduo está contido no bem comum.
O trabalho do advogado tem o mesmo valor que o do barbeiro, na medida em que todos têm o mesmo direito de ganhar sua sobrevivência graças ao seu próprio trabalho.A vida do trabalho - a vida do agricultor e do artesão - é a vida digna de se viver.

"Se quisermos dar ao povo o sentido de liberdade, teremos que proporcionar às pessoas um trabalho que possam fazer facilmente em suas pobres casas que lhes dê um mínimo de sustento. E, quando o povo se tornar autoconfiante e capaz de sobreviver por si próprio, poderemos conversar com ele sobre liberdade.

Gandhi

LEON TRÓTSKI (Ianovka, Ucrânia, 7 de novembro de 1879 – Cidade do México, 21 de agosto de 1940) foi um intelectual marxista, comunista e revolucionário bolchevique, fundador do Exército Vermelho e primeiro Comissário do Povo para os Negócios Estrangeiros da União Soviética. Suas idéias políticas deram origem ao trotskismo, corrente ainda hoje importante para o entendimento do marxismo.

"Se o capitalismo é incapaz de satisfazer as reivindicações que surgem infalivelmente dos males que ele mesmo engendrou, então que morra!

Leon Trótski

Malcolm Little, mais conhecido por MALCOLM X (Omaha, 19 de maio de 1925 - Nova Iorque, 21 de fevereiro de 1965) foi um dos maiores defensores dos direitos humanos e dos negros nos Estados Unidos. Fundou a Organização para a Unidade Afro-Americana, baseado na doutrina socialista, lutou e reivindicou a criação de um Estado independente para os negros dentro dos EUA.

Sobre seu nome: "Neste país o negro é tratado como animal e os animais não têm sobrenome".

Sobre os americanos: "Não é o fato de sentar à sua mesa e assistir você jantar que fará de mim uma pessoa que também esteja jantando. Nascer aqui na América não faz de você um americano".

Sobre a liberdade: "Você só vai conseguir a sua liberdade se deixar o seu inimigo saber que você não está fazendo nada para conquistá-lá. Esta é a única maneira de conseguir a liberdade".

Sobre o black power: "Eu sou o homem que você pensa que você é ... Se você quer saber o que farei, coloque para fora o que você fará. Eu farei mesma coisa – um pouco mais".

Malcolm X

MARTIN LUTHER KING Jr. (Geórgia, 15 de janeiro de 1929 – Memphis 4 de abril de 1968) foi um pastor e ativista político estadunidense. Tornou-se um dos mais importantes líderes do ativismo pelos direitos civis (para negros e mulheres, principalmente) nos Estados Unidos e no mundo, através de uma campanha de não-violência e de amor para com o próximo. Se tornou a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato. Seu discurso mais famoso e lembrado é "Eu Tenho Um Sonho".

"Mesmo as noites completamente sem estrelas, podem anunciar a aurora de uma grande realização.

"Temos aprendido a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas ainda não aprendemos a sensível arte de viver como irmãos.

"O bom vizinho olha além das circunstâncias externas e distingue aquelas qualidades intrínsecas que fazem de todos os homens seres humanos e, portanto, irmãos.

Martin Luther King

Prof. e Dr. MILTON de Almeida SANTOS (Bahia, 03 de Maio de 1926 – São Paulo, 24 de Junho de 2001) foi um dos maiores geógrafos e pensadores brasileiros, ganhador do prêmio Vautrin Lud, em 1994 (prêmio Nobel de geografia), além disso, foi professor em diversos países (em função do exílio político pela ditadura militar), autor de cerca de 40 livros e membro da Comissão Justiça e Paz de São Paulo, infelizmente morreu aos 75 anos, vítima de câncer.

"Centros urbanos modernos não destroem a experiência humana. O que a destrói é a civilização que adotamos.

"Ser negro no Brasil é, com freqüência, ser objeto de um olhar enviesado. A chamada boa sociedade parece considerar que há um lugar predeterminado, lá em baixo, para os negros.

"Comunicação é troca de emoção.

Milton de Almeida Santos

Haydée MERCEDES SOSA (San Miguel de Tucumán, 9 de julho de 1935 - Buenos Aires, 4 de outubro de 2009) foi uma das maiores cantoras argentinas de grande apelo popular e de reconhecimento internacional pelas suas ações contra a ditadura militar na Argentina e na América Latina, sendo muito conhecida também como a voz dos “sem voz”. Com raízes na música folclórica, ela se tornou uma das expoentes do movimento conhecido como El Nuevo Cancionero, que se propõe em buscar a riqueza criadora dos intérpretes argentinos.

Gracias a la vida

Gracias a la vida, que me ha dado tanto
Me dio dos luceros que cuando los abro
Perfecto distingo lo negro del blanco
Y en alto cielo su fondo estrellado
Y en las multitudes el hombre que yo amo
Gracias a la vida, que me ha dado tanto
Me ha dado el oído, que en todo su ancho
Traba noche y día grillos y canarios
Martirios, turbinas, ladridos, chubascos
Y la voz tan tierna de mi bien amado
Gracias a la vida, que me ha dado tanto
Me ha dado el sonido y el abecedario
Con él las palabras que pienso y declaro
Madre, amigo, hermano y luz alumbrando
La ruta del alma del que estoy amando
Gracias a la vida, que me ha dado tanto
Me ha dado la marcha de mis pies cansados
Con ellos anduve ciudades y charcos
Playas y desiertos, montañas y llanos
Y la casa tuya, tu calle y tu patio
Gracias a la vida, que me ha dado tanto
Me dio el corazón que agita su marco
Cuando miro el fruto del cerebro humano
Cuando miro el bueno tan lejos del malo
Cuando miro el fondo de tus ojos claros
Gracias a la vida, que me ha dado tanto
Me ha dado la risa y me ha dado el llanto
Así yo distingo dicha de quebranto
Los dos materiales que forman mi canto
Y el canto de ustedes que es el mismo canto
Y el canto de todos que es mi propio canto
Gracias a la vida

Mercedes Sosa

NELSON Rolihlahla MANDELA (Qunu, 18 de julho de 1918) é um advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento anti-apartheid, como ativista, sabotador e guerrilheiro. Considerado pela maioria das pessoas um guerreiro em luta pela liberdade, era considerado pelo governo sul-africano um terrorista. Em 1990 foi-lhe atribuído o Prêmio Lênin da Paz, que fora recebido só mais tarde em 2002.

"Nosso grande medo não é o de que sejamos incapazes. Nosso maior medo é que sejamos poderosos além da medida. É nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos amedronta. Nos perguntamos: "Quem sou eu para ser brilhante, atraente, talentoso e incrível?" Na verdade, quem é você para não ser tudo isso?... Bancar o pequeno não ajuda o mundo. Não há nada de brilhante em encolher-se para que as outras pessoas não se sintam inseguras em torno de você. E à medida que deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo.

Nelson Mandela

Sigmund FREUD (Morávia, 6 de maio de 1856 - Londres, 23 de setembro de 1939). “A força mais notável e de maior intensidade emocional em Freud foi sua paixão pela verdade e sua fé inquebrantável na razão. Para ele a razão era a única capacidade humana que podia nos ajudar a resolver o problema da existência ou, pelo menos, a diminuir o sofrimento que faz parte da vida humana”.

O lema que parecia impresso na personalidade de Freud era: “Atreve-te a saber”.


SOLANO TRINDADE (Recife, 24 de julho de 1908 - Rio de Janeiro, 19 de fevereiro de 1974) foi um poeta, folclorista, pintor, ator, teatrólogo e cineasta. No ano de 1934 idealizou o I Congresso Afro-Brasileiro em Recife e participou em 1936 do II Congresso Afro-Brasileiro em Salvador. Mudou-se para o Rio de Janeiro, nos anos 1940 e logo depois para a São Paulo, onde passou a maior parte de sua vida no convívio de artistas e intelectuais. Participou de um grupo de artistas plásticos em Embu das Artes - SP, onde integrou na produção artística a cultura negra e tradições afrodescendentes. O poeta foi homenageado com o nome em uma escola e uma rua na região central do município.

Tem gente com fome

Trem sujo da Leopoldina correndo correndo parece dizer tem gente com fome tem gente com fome tem gente com fome.
Piiiiii.
Estação de Caxias de novo a dizer de novo a correr tem gente com fome tem gente com fome tem gente com fome.
Vigário Geral Lucas Cordovil Brás de Pina Penha Circular Estação da Penha Olaria Ramos Bom Sucesso Carlos Chagas Triagem, Mauá trem sujo da Leopoldina correndo correndo parece dizer tem gente com fome tem gente com fome tem gente com fome.
Tantas caras tristes querendo chegar em algum destino em algum lugar.
Trem sujo da Leopoldina correndo correndo parece dizer tem gente com fome tem gente com fome tem gente com fome.
Só nas estações quando vai parando lentamente começa a dizer se tem gente com fome dá de comer se tem gente com fome dá de comer se tem gente com fome dá de comer. Mas o freio de ar todo autoritário manda o trem calar. Psiuuuuuuuuuuu..

Solano Trindade

Vladimir Ilitch Ulianov LÊNIN (Simbirsk, 22 de abril de 1870 – Moscou, 21 de janeiro de 1924), Foi um político revolucionário russo, que passou a estudar os problemas econômicos do seu país e ler as obras de Marx e Engels. Convencido da justeza de suas idéias começa a combater os populistas. Foi responsável em grande parte pela execução da Revolução Russa de 1917, como líder do Partido Comunista, e primeiro presidente do Conselho dos Comissários do Povo da União Soviética, influenciou teoricamente os partidos comunistas de todo o mundo, e suas contribuições resultaram na criação de uma corrente teórica denominada leninismo.

"O Estado é a organização especial de um poder: é a organização da violência.

"Toda cozinheira deve aprender a governar o Estado.

"O Estado somos nós.

Vladimir Ilitch Ulianov Lênin

Vladimir MAIAKÓVSKI (nasceu em 7 de julho de 1893 – suicidou-se em 14 de abril de 1930) foi a figura mais importante da literatura após a Revolução de 1917. Líder do movimento futurista, influenciado por Marinetti e pelas experiências dadaístas, tornou-se o grande poeta revolucionário da U.R.S.S. Cantou o poder da coletividade, satirizou inimigos da Revolução e defendeu a nova ordem, adotando um tipo de poesia-propaganda. Em suma essência, porém, Maiakowski, pela sua fina sensibilidade poética, tinha um temperamento individualista, sonhando com a felicidade pessoal e amorosa. Inimigo de qualquer forma de coerção, não podia deixar de entrar em choque com a prepotência do Estado. Sua lealdade ao regime, todavia, deve ter criado um grave conflito íntimo, que o levou ao suicídio.

No Caminho com Maiakóvski

Tu sabes,
Conhece melhor do que eu
A velha história
Na primeira noite eles se aproximam
E roubam uma flor
Do nosso jardim
E não dizemos nada,
Na segunda noite, já não se escondem
Pisam as flores
Matam nosso cão
E não dizemos nada
Até que um dia
O mais frágil deles
Entra sozinho em nossa casa,
Rouba-nos a luz, e,
Conhecendo nosso medo
Arranca-nos a voz da garganta.

Vladimir Maiakóvski

VO NGUYEN GIAP (Quang Binh, 25 de agosto de 1911) é um general vietnamita, fundador e comandante supremo do Exército do Povo do Vietnam e um dos mais importantes estrategistas militares do século XX, respeitado por franceses e estadunidenses que apanharam dele nas décadas de 1950, 1960 e 1970, além disso, foi professor de história, se ocupando em organizar colegas e alunos para a luta revolucionária comunista no Vietnam, em fim, depois de tantos esforços, conseguiram restaurar novamente na unificação do Vietnam, sob regime comunista.

"O povo vietnamita teve de se confrontar com o mais poderoso, impiedoso, bélico e rico dos imperialismos, mas conseguiu uma grande vitória.

Vo Nguyen Giap


PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA
famousstudio_willian@yahoo.com.br

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

DIA-A-DIA COMUNISTA

É muito difícil se considerar propriamente um “comunista” e mais difícil ainda adotar uma postura contestadora, já que a nossa história, objeto de estudo do comunismo é perversa conosco nesse sentido.
Uma pessoa só pode ser considerada comunista a partir do momento que ela se liberta da alienação provocada por diversos fatores externos, a mídia principalmente, deixa de viver no senso comum e adquire o senso crítico, passando a contestar o mundo, buscar o porque de suas indagações mais intimas e por fim, agir, deixar de convergir com a injustiça e a violência presente em vários aspectos na nossa sociedade, buscando na história, na filosofia e na própria doutrina comunista justificações plausíveis a fim de calar e desarmar nosso oponente, que não está caracterizado no governo ou nos políticos em si, mas no sistema capitalista a que estamos sujeitos.
Para ser um comunista, outro tópico importante é não se preocupar com o “eu”, passando a interpretar, cada lugar, cada povo e o mundo em geral, pensando sempre no “nós”, porque o eu, não é capaz de promover mudança e transformação, mas o conjunto nós, tem peso e com certeza será ouvido. Mas para que isso aconteça o senso comum e o senso crítico são dois pontos importantíssimos que devem estar plenamente esclarecidos em nossas mentes, para que possamos nos elevar e estar acima da mediocridade desse sistema nojento, que nos torna subproduto da globalização, formado jovens pré-montados e incapazes de enxergar e transformar o futuro, que promete ser um inverno ininterrupto, onde o Sol da Pátria será coberto pelas forças obscuras e asquerosas, fruto do capitalismo.
Para que nosso futuro não se torne tão frígido, é indispensável que atitudes comunistas independentes, mesmo dispersas sejam tomadas, ou melhor, é indispensável que passemos a refletir sobre a palavra atitude no seu sentido literal, que passa despercebida a todo o momento em nosso dia-a-dia; muitas pessoas confundem atitude com estar vestindo uma roupa da moda, usando um penteado moderno ou simplesmente estar ouvindo uma banda do momento; pobres alienados, ainda não encontraram a sua áurea nem o seu ser interior, e o que mais triste, ainda não encontraram o senso crítico, capaz de nos libertar de todo o tipo de alienação.

PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

O QUÊ É O COMUNISMO?

O comunismo é uma doutrina política e social, cujo objetivo é a criação de uma sociedade sem classes, baseada na propriedade comum dos meios de produção, com a conseqüente abolição da propriedade privada. Segundo esta teoria, no comunismo o Estado passaria a ser desnecessário, seria extinto e substituído pela livre associação da população.
O comunismo tenta oferecer uma alternativa aos problemas que são entendidos como inerentes à economia capitalista e ao legado do imperialismo e do nacionalismo. De acordo com a ideologia comunista, a forma para superar esses problemas seria a derrocada da rica burguesia, tida como classe dominante, em prol da classe trabalhadora (proletariado) para estabelecer uma sociedade pacífica, livre, sem classes, ou governo, diminuindo a desigualdade social que vem flagelando todo o mundo; em uma sociedade comunista, seria possível um pedreiro receber um salário equivalente ao de um médico, por exemplo.
Ao longo de muitos anos de ditadura militar, aqui no Brasil (1964-1985), o comunismo e seus seguidores sofreram diversas oposições, por serem considerados desordeiros, não patriotas e anti-regime, os comunistas eram duramente perseguidos e torturados muitas vezes até a morte; por participarem e idealizarem movimentos revolucionários a fim de mudar a estrutura política corrompida do nosso país, ou apenas por escreverem ou divulgarem algo considerado impróprio e que fosse desrespeitoso à Pátria. Ao irem as ruas fazer reflexões e tentar abrir a mente das pessoas sobre a repressão sofrida, os comunistas eram vítimas de violência por parte da polícia, os que fossem apanhados pelos oficiais eram presos ou enviados ao exílio em outros países.
Os meios de comunicação também adotaram medidas contestáveis durante o governo militar, medidas essas que ainda devem ser discutidas. Com muita habilidade de persuasão, desde o regime tirânico esses meios vêm sufocando cada vez mais a população, que dentro de pouco tempo estará sem voz para reivindicar a liberdade que lhe fora outorgada com fim da ditadura. "Não adianta termos a liberdade de expressão que nos é garantida pela Constituição se somos privados da liberdade de opinião pela mídia...".
Daí vemos a real importância do comunismo, que é a única doutrina política capaz de nos libertar de todas as limitações impostas pelo sistema capitalista e [anti] democrático.
PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

APRESENTAÇÃO

Conviver em uma sociedade violenta em vários aspectos, se torna insuportável a partir do momento que se adquire uma visão de mundo diferenciada, e passa a se orientar por um expoente até então muito obscuro na mente pouco trabalhada de algumas pessoas que ocupam diversos cargos em nossa "democracia", alguns até de importância diplomática. Ser conivente à pressão que os meios de comunicação de massa impõem aos brasileiros é inadmissível, já que atingimos um nível intelectual pós-moderno, somos capazes de filosofar, lutar e sufocar a covardia com que os meios de comunicação flagelam nosso povo, e estereotipam a cada dia um pouco mais a nossa opinião pessoal e a nossa percepção do mundo. Podemos ir mais além e dizer que esses perversos meios de comunicação também criam vários mundos dentro deste que convivemos; basta florear um pouco em frente à TV e pronto, você já está alienado e se tornou um sub produto do perverso sistema de comunicação antidemocrático que reina com tranqüilidade na maioria dos lares brasileiros, e passamos a viver num mundo surreal onde mora a insegurança e a falta de expectativa, de que um dia poderemos viver em liberdade e assumir um papel mais ativo perante o sistema de comunicação, utilizando de forma coerente nosso conhecimento, popular ou científico, para questionar os diversos abusos e excessos cometidos pela mídia, que muitas vezes se incumbe de desinformar a população, e formar cidadãos despreparados, para que no futuro esse mesmo indivíduo esteja incapacitado de votar com propriedade e convicção, assim contribuindo com a perpetuação do caos e a injustiça que paira soberana no céu abençoado do nosso Brasil Varonil.

PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA
famousstudio_willian@yahoo.com.br