Adquirir senso crítico e respectivamente uma postura contestadora, não é tão fácil como se pensa, não basta só ler ou só filosofar, é preciso ler e filosofar, mas para que tenhamos o devido aproveitamento dessas duas etapas é importante usarmos a teoria da Dialética, que vai abrir caminho para a aceitação do novo e conseqüentemente nos fazer enxergar o “pôr-do-sol”, através de um outro horizonte. Podemos começar nossa atividade de enriquecimento interior refletindo sobre algumas personalidades que são de grande fascínio para nós do Portal Comunista, e com certeza serão também para todos aqueles que sentem a necessidade de se elevar e capacitar-se para lutar pelo bem comum.
CARLOS MARIGHELLA (Salvador, 5 de dezembro de 1911 - São Paulo, 4 de novembro de 1969) foi um político e guerrilheiro brasileiro, um dos principais organizadores da luta armada para a implantação do comunismo no Brasil e contra a ditadura militar (1964-1985).
Rondó da Liberdade
É preciso não ter medo, é preciso ter a coragem de dizer.
Há os que têm vocação para escravo, mas há os escravos que se revoltam contra a escravidão.
Não ficar de joelhos, que não é racional renunciar a ser livre.
Mesmo os escravos por vocação devem ser obrigados a ser livres,quando as algemas forem quebradas.
É preciso não ter medo, é preciso ter a coragem de dizer.
O homem deve ser livre...
O amor é que não se detém ante nenhum obstáculo, e pode mesmo existir quando não se é livre.
E no entanto ele é em si mesmo a expressão mais elevada do que houver de mais livre em todas as gamas do humano sentimento.
É preciso não ter medo, é preciso ter a coragem de dizer.
.
Carlos Marighella
Ernesto Guevara de la Serna, mais conhecido por CHE GUEVARA (Rosário, Argentina, 14 de Junho de 1928 - La Higuera, Bolívia, 9 de Outubro de 1967) foi um dos mais famosos revolucionários comunistas da história, ganhando grande notoriedade em Cuba, onde atuou entre os principais dirigentes do governo de Fidel Castro."O conhecimento nos faz responsáveis.
"O revolucionário deve sempre ser integral. Ele deverá trabalhar todas as horas, todos os minutos de sua vida, com um interesse sempre renovado e sempre crescente. Esta é uma qualidade fundamental.
"Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira.
Che Guevara
EMILIANO ZAPATA Salazar (San Miguel Anenecuilco, México, 8 de agosto de 1879 – 10 de abril de 1919) foi um líder importantíssimo durante Revolução Mexicana de 1910 contra a ditadura de Porfirio Díaz. Considerado um dos heróis nacionais mexicanos, Zapata é também a inspiração para o Movimento Zapatista ou Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN), que atua em todo o México, mas tem suas ações mais concentradas no estado de Chiapas, desde 1983 até os dias de hoje.
Frases do Movimento Zapatista
"Mandar obedecendo.
"Um mundo onde caibam muitos mundos.
"Tudo para todos, nada para nós.
Friedrich ENGELS (Wuppertal, 28 de novembro de 1820 - Londres, 5 de agosto de 1895) foi um filósofo e sociólogo alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo científico, comunismo ou marxismo. Ele foi co-autor de diversas obras com Marx, sendo que a mais conhecida é o Manifesto Comunista. Sem dúvida nenhuma, Engels foi um filósofo como poucos: mesmo sendo filho de um rico industrial alemão, soube analisar a sociedade de forma muito eficiente.
"Um grama de ação vale mais do que uma tonelada de teoria.
"O ser refutável não é o menor dos encantos de uma teoria.
"A religião nasce das concepções restritas do homem.
Friedrich Engels
Mohandas Karamchand Gandhi (Nova Delhi, 2 de Outubro de 1869 - Nova Delhi, 30 de Janeiro de 1948), conhecido popularmente por MAHATMA GANDHI, "Mahatma", do sânscrito significa "Grande Alma", apelido carinhoso que Gandhi renegava, pois acreditava ser uma pessoa comum assim como seus irmãos indianos. Formou-se em direito na Inglaterra, foi o principal idealizador e fundador do moderno Estado indiano e também lutou para a independência política da Índia, tornou-se um influente defensor do plano de resistência Satyagraha, princípio da não-agressão, uma forma não-violenta de protesto como um meio de revolução.
"A desobediência civil não é um estado de ilegalidade e licenciosidade, mas pressupõe um espírito de respeito à lei combinado com o autodomínio.
"O bem do indivíduo está contido no bem comum.
O trabalho do advogado tem o mesmo valor que o do barbeiro, na medida em que todos têm o mesmo direito de ganhar sua sobrevivência graças ao seu próprio trabalho.A vida do trabalho - a vida do agricultor e do artesão - é a vida digna de se viver.
"Se quisermos dar ao povo o sentido de liberdade, teremos que proporcionar às pessoas um trabalho que possam fazer facilmente em suas pobres casas que lhes dê um mínimo de sustento. E, quando o povo se tornar autoconfiante e capaz de sobreviver por si próprio, poderemos conversar com ele sobre liberdade.
Gandhi
LEON TRÓTSKI (Ianovka, Ucrânia, 7 de novembro de 1879 – Cidade do México, 21 de agosto de 1940) foi um intelectual marxista, comunista e revolucionário bolchevique, fundador do Exército Vermelho e primeiro Comissário do Povo para os Negócios Estrangeiros da União Soviética. Suas idéias políticas deram origem ao trotskismo, corrente ainda hoje importante para o entendimento do marxismo."Se o capitalismo é incapaz de satisfazer as reivindicações que surgem infalivelmente dos males que ele mesmo engendrou, então que morra! Leon Trótski
Malcolm Little, mais conhecido por MALCOLM X (Omaha, 19 de maio de 1925 - Nova Iorque, 21 de fevereiro de 1965) foi um dos maiores defensores dos direitos humanos e dos negros nos Estados Unidos. Fundou a Organização para a Unidade Afro-Americana, baseado na doutrina socialista, lutou e reivindicou a criação de um Estado independente para os negros dentro dos EUA.
Sobre seu nome: "Neste país o negro é tratado como animal e os animais não têm sobrenome".
Sobre os americanos: "Não é o fato de sentar à sua mesa e assistir você jantar que fará de mim uma pessoa que também esteja jantando. Nascer aqui na América não faz de você um americano".
Sobre a liberdade: "Você só vai conseguir a sua liberdade se deixar o seu inimigo saber que você não está fazendo nada para conquistá-lá. Esta é a única maneira de conseguir a liberdade".
Sobre o black power: "Eu sou o homem que você pensa que você é ... Se você quer saber o que farei, coloque para fora o que você fará. Eu farei mesma coisa – um pouco mais".
Malcolm X
MARTIN LUTHER KING Jr. (Geórgia, 15 de janeiro de 1929 – Memphis 4 de abril de 1968) foi um pastor e ativista político estadunidense. Tornou-se um dos mais importantes líderes do ativismo pelos direitos civis (para negros e mulheres, principalmente) nos Estados Unidos e no mundo, através de uma campanha de não-violência e de amor para com o próximo. Se tornou a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato. Seu discurso mais famoso e lembrado é "Eu Tenho Um Sonho".
"Mesmo as noites completamente sem estrelas, podem anunciar a aurora de uma grande realização.
"Temos aprendido a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas ainda não aprendemos a sensível arte de viver como irmãos.
"O bom vizinho olha além das circunstâncias externas e distingue aquelas qualidades intrínsecas que fazem de todos os homens seres humanos e, portanto, irmãos.
Martin Luther King
Prof. e Dr. MILTON de Almeida SANTOS (Bahia, 03 de Maio de 1926 – São Paulo, 24 de Junho de 2001) foi um dos maiores geógrafos e pensadores brasileiros, ganhador do prêmio Vautrin Lud, em 1994 (prêmio Nobel de geografia), além disso, foi professor em diversos países (em função do exílio político pela ditadura militar), autor de cerca de 40 livros e membro da Comissão Justiça e Paz de São Paulo, infelizmente morreu aos 75 anos, vítima de câncer.
"Centros urbanos modernos não destroem a experiência humana. O que a destrói é a civilização que adotamos.
"Ser negro no Brasil é, com freqüência, ser objeto de um olhar enviesado. A chamada boa sociedade parece considerar que há um lugar predeterminado, lá em baixo, para os negros.
"Comunicação é troca de emoção.Milton de Almeida Santos
Haydée MERCEDES SOSA (San Miguel de Tucumán, 9 de julho de 1935 - Buenos Aires, 4 de outubro de 2009) foi uma das maiores cantoras argentinas de grande apelo popular e de reconhecimento internacional pelas suas ações contra a ditadura militar na Argentina e na América Latina, sendo muito conhecida também como a voz dos “sem voz”. Com raízes na música folclórica, ela se tornou uma das expoentes do movimento conhecido como El Nuevo Cancionero, que se propõe em buscar a riqueza criadora dos intérpretes argentinos.
Gracias a la vida
Gracias a la vida, que me ha dado tanto
Me dio dos luceros que cuando los abro
Perfecto distingo lo negro del blanco
Y en alto cielo su fondo estrellado
Y en las multitudes el hombre que yo amo
Gracias a la vida, que me ha dado tanto
Me ha dado el oído, que en todo su ancho
Traba noche y día grillos y canarios
Martirios, turbinas, ladridos, chubascos
Y la voz tan tierna de mi bien amado
Gracias a la vida, que me ha dado tanto
Me ha dado el sonido y el abecedario
Con él las palabras que pienso y declaro
Madre, amigo, hermano y luz alumbrando
La ruta del alma del que estoy amando
Gracias a la vida, que me ha dado tanto
Me ha dado la marcha de mis pies cansados
Con ellos anduve ciudades y charcos
Playas y desiertos, montañas y llanos
Y la casa tuya, tu calle y tu patio
Gracias a la vida, que me ha dado tanto
Me dio el corazón que agita su marco
Cuando miro el fruto del cerebro humano
Cuando miro el bueno tan lejos del malo
Cuando miro el fondo de tus ojos claros
Gracias a la vida, que me ha dado tanto
Me ha dado la risa y me ha dado el llanto
Así yo distingo dicha de quebranto
Los dos materiales que forman mi canto
Y el canto de ustedes que es el mismo canto
Y el canto de todos que es mi propio canto
Gracias a la vida
Mercedes Sosa
NELSON Rolihlahla MANDELA (Qunu, 18 de julho de 1918) é um advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento anti-apartheid, como ativista, sabotador e guerrilheiro. Considerado pela maioria das pessoas um guerreiro em luta pela liberdade, era considerado pelo governo sul-africano um terrorista. Em 1990 foi-lhe atribuído o Prêmio Lênin da Paz, que fora recebido só mais tarde em 2002.
"Nosso grande medo não é o de que sejamos incapazes. Nosso maior medo é que sejamos poderosos além da medida. É nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos amedronta. Nos perguntamos: "Quem sou eu para ser brilhante, atraente, talentoso e incrível?" Na verdade, quem é você para não ser tudo isso?... Bancar o pequeno não ajuda o mundo. Não há nada de brilhante em encolher-se para que as outras pessoas não se sintam inseguras em torno de você. E à medida que deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo.
Nelson Mandela
Sigmund FREUD (Morávia, 6 de maio de 1856 - Londres, 23 de setembro de 1939). “A força mais notável e de maior intensidade emocional em Freud foi sua paixão pela verdade e sua fé inquebrantável na razão. Para ele a razão era a única capacidade humana que podia nos ajudar a resolver o problema da existência ou, pelo menos, a diminuir o sofrimento que faz parte da vida humana”.O lema que parecia impresso na personalidade de Freud era: “Atreve-te a saber”.
SOLANO TRINDADE (Recife, 24 de julho de 1908 - Rio de Janeiro, 19 de fevereiro de 1974) foi um poeta, folclorista, pintor, ator, teatrólogo e cineasta. No ano de 1934 idealizou o I Congresso Afro-Brasileiro em Recife e participou em 1936 do II Congresso Afro-Brasileiro em Salvador. Mudou-se para o Rio de Janeiro, nos anos 1940 e logo depois para a São Paulo, onde passou a maior parte de sua vida no convívio de artistas e intelectuais. Participou de um grupo de artistas plásticos em Embu das Artes - SP, onde integrou na produção artística a cultura negra e tradições afrodescendentes. O poeta foi homenageado com o nome em uma escola e uma rua na região central do município.Trem sujo da Leopoldina correndo correndo parece dizer tem gente com fome tem gente com fome tem gente com fome.
Piiiiii.
Estação de Caxias de novo a dizer de novo a correr tem gente com fome tem gente com fome tem gente com fome.
Vigário Geral Lucas Cordovil Brás de Pina Penha Circular Estação da Penha Olaria Ramos Bom Sucesso Carlos Chagas Triagem, Mauá trem sujo da Leopoldina correndo correndo parece dizer tem gente com fome tem gente com fome tem gente com fome.
Tantas caras tristes querendo chegar em algum destino em algum lugar.
Trem sujo da Leopoldina correndo correndo parece dizer tem gente com fome tem gente com fome tem gente com fome.
Só nas estações quando vai parando lentamente começa a dizer se tem gente com fome dá de comer se tem gente com fome dá de comer se tem gente com fome dá de comer. Mas o freio de ar todo autoritário manda o trem calar. Psiuuuuuuuuuuu..
Solano Trindade
Vladimir Ilitch Ulianov LÊNIN (Simbirsk, 22 de abril de 1870 – Moscou, 21 de janeiro de 1924), Foi um político revolucionário russo, que passou a estudar os problemas econômicos do seu país e ler as obras de Marx e Engels. Convencido da justeza de suas idéias começa a combater os populistas. Foi responsável em grande parte pela execução da Revolução Russa de 1917, como líder do Partido Comunista, e primeiro presidente do Conselho dos Comissários do Povo da União Soviética, influenciou teoricamente os partidos comunistas de todo o mundo, e suas contribuições resultaram na criação de uma corrente teórica denominada leninismo.
"O Estado é a organização especial de um poder: é a organização da violência.
"Toda cozinheira deve aprender a governar o Estado.
"O Estado somos nós.
Vladimir Ilitch Ulianov Lênin
Vladimir MAIAKÓVSKI (nasceu em 7 de julho de 1893 – suicidou-se em 14 de abril de 1930) foi a figura mais importante da literatura após a Revolução de 1917. Líder do movimento futurista, influenciado por Marinetti e pelas experiências dadaístas, tornou-se o grande poeta revolucionário da U.R.S.S. Cantou o poder da coletividade, satirizou inimigos da Revolução e defendeu a nova ordem, adotando um tipo de poesia-propaganda. Em suma essência, porém, Maiakowski, pela sua fina sensibilidade poética, tinha um temperamento individualista, sonhando com a felicidade pessoal e amorosa. Inimigo de qualquer forma de coerção, não podia deixar de entrar em choque com a prepotência do Estado. Sua lealdade ao regime, todavia, deve ter criado um grave conflito íntimo, que o levou ao suicídio. No Caminho com Maiakóvski
Tu sabes,
Conhece melhor do que eu
A velha história
Na primeira noite eles se aproximam
E roubam uma flor
Do nosso jardim
E não dizemos nada,
Na segunda noite, já não se escondem
Pisam as flores
Matam nosso cão
E não dizemos nada
Até que um dia
O mais frágil deles
Entra sozinho em nossa casa,
Rouba-nos a luz, e,
Conhecendo nosso medo
Arranca-nos a voz da garganta.
Vladimir Maiakóvski
VO NGUYEN GIAP (Quang Binh, 25 de agosto de 1911) é um general vietnamita, fundador e comandante supremo do Exército do Povo do Vietnam e um dos mais importantes estrategistas militares do século XX, respeitado por franceses e estadunidenses que apanharam dele nas décadas de 1950, 1960 e 1970, além disso, foi professor de história, se ocupando em organizar colegas e alunos para a luta revolucionária comunista no Vietnam, em fim, depois de tantos esforços, conseguiram restaurar novamente na unificação do Vietnam, sob regime comunista.
"O povo vietnamita teve de se confrontar com o mais poderoso, impiedoso, bélico e rico dos imperialismos, mas conseguiu uma grande vitória.
Vo Nguyen Giap
PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA
famousstudio_willian@yahoo.com.br