Pirâmide do Adivinho, com quase 40 metros de altura, localizada na cidade de Uxmal no México.
Há mais de 700 anos a.C. na península de Iucatã (atual México) começou a se formar a sociedade maia, politicamente organizada em cidades-Estado, cada qual governada por um rei, considerado uma personificação divina.
A economia maia era essencialmente agrícola, e o milho era o item básico da alimentação desse povo.
Existiam três camadas sociais, nas quais os indivíduos estavam ligados desde o nascimento até a morte. A mais alta classe social era constituída pela família real e pelos comerciantes, em seguida estavam os funcionários do governo e os trabalhadores especializados, na camada mais baixa vinham os agricultores.
Grifos maias em estuque.
Os maias desenvolveram diversos conhecimentos na área de exatas, criaram o sistema numérico vigesimal. Desenvolveram também um sistema de escrita até hoje indecifrável e no campo da astronomia chegaram a estabelecer cálculos extremamente precisos sobre a trajetória dos astros.
Mural maia com afrescos.
Entre as manifestações artísticas, os trabalhos em cerâmica, os afrescos e as esculturas em baixo-relevo, merecem destaque. No campo da arquitetura as construções imponentes e as pirâmides foram erguidas para homenagear os vários deuses da religião politeísta maia, ou seja, eles acreditavam em vários deuses.
PORTAL COMUNISTA "América Latina VIVA" - publicação de WILLIAN DE SOUZA famousstudio_willian@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário