domingo, 10 de maio de 2009

O PAPEL SOCIAL DA EDUCAÇÃO

Sem dúvidas a educação é de grande importância para que o indivíduo consiga se inserir na sociedade. Mas por que é preciso aprender? A resposta é bastante simples, pois é por meio da educação e da aprendizagem que as gerações mais antigas transmitem às mais jovens sua cultura, suas tradições, regras, hábitos para uma convivência agradável e principalmente o conhecimento, e é a partir deste que o indivíduo se torna sociável e apto para a convivência em grupo, sendo capaz de transmitir, agregar e produzir o saber.
Para tanto, é necessário entendermos que o ato de agregar conhecimento é uma necessidade vital do ser humano. Instintivamente, o homem é um ser racional, e se fez homem ao se munir de todos os elementos disponíveis na natureza e na sociedade para propiciar e garantir a sua sobrevivência. Através do desafio, o ser humano criou condições de viver em todos os ambientes do planeta, por meio de seu incrível poder de transformação, ele modifica a natureza para adequá-la às suas necessidades. É justamente nessas situações mais críticas que somos colocados à prova, quanto todas as nossas habilidades e especialmente nosso conhecimento.
Na vida em sociedade as pessoas se educam entre si, trocam experiências e adquirem conhecimentos, não de forma teórica, mas de uma maneira prática, conseqüentemente, também existem as provações práticas, que são caracterizadas pelo desafio da convivência em grupo, que nos faz buscar na educação, atitudes que vão nos garantir uma boa convivência com a sociedade, isso nos faz procurar o crescimento interior, assim não cairemos na perdição do comodismo, então concluímos que o aprendizado ocorre a todo instante, independentemente da nossa vontade, pois desde uma conversa rápida e informal do nosso dia-a-dia, já estamos trocando conhecimento, no entanto, aprender é extremamente necessário e sumamente inevitável.
O tipo de educação que vimos anteriormente é chamado de informal, pois ocorre na vida diária, através da família, dos amigos e parentes, pela observação dos mais velhos, ou seja, independe de lugar ou hora apropriados e pré-estabelecidos para acontecer. Já a educação formal sugere o contrário, utiliza métodos, regras específicas e é realizada em instituições legítimas e oficiais, como escola, universidade, igreja e etc, que possuem processos, também oficiais, para avaliar o conhecimento teórico que fora agregado pelo indivíduo, através de testes, por exemplo.
Outro aspecto importantíssimo e que deve ser conceituado quanto a educação é a diferença entre ser estudante e ser aluno; estudante é aquele que tem o compromisso com a verdade, possui o senso crítico, é livre de preconceitos e não se deixa manipular e alienar. Já ser aluno (do latim alumnus, aquele que não tem luz própria), significa vivenciar o senso comum, não se questionar sobre a verdade, sendo incapaz de ver, julgar e agir por conta própria e sem receio, já que este indivíduo não tem segurança própria, alto-estima e atitude, coexiste no mais completo breu do mundo dos estereótipos.

Então, no contexto do processo de educação e aprendizagem, devemos questionar ao sermos chamados de alunos, pois se temos a atitude de entrar em uma sala de aula, dispostos a agregar, transmitir e produzir conhecimento, somos dignos estudantes.
.
PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA

Um comentário:

Anônimo disse...

^^ O texto está demais ! Parabéns !