domingo, 27 de junho de 2010

TELEVISÃO - Titãs

A Televisão

Me deixou burro
Muito burro demais
Agora todas coisas
Que eu penso
Me parecem iguais
O sorvete me deixou gripado
Pelo resto da vida
E agora toda noite
Quando deito
É boa noite, querida
Oh! Cride, fala prá mãe.

Que eu nunca li num livro
Que o espirro
Fosse um vírus sem cura
Vê se me entende
Pelo menas uma vez
Criatura!
Oh! Cride, fala prá mãe.

A mãe diz prá eu fazer
Alguma coisa
Mas eu não faço nada
A luz do sol me incomoda
Então deixa
A cortina fechada
É que a televisão
Me deixou burro
Muito burro demais
E agora eu vivo
Dentro dessa jaula
Junto dos animais
Oh! Cride, fala prá mãe.

Que tudo que a antena captar
Meu coração captura
Vê se me entende
Pelo menos uma vez
Criatura!
Oh! Cride, fala prá mãe.

A mãe diz prá eu fazer
Alguma coisa
Mas eu não faço nada
A luz do sol me incomoda
Então deixa
A cortina fechada
É que a televisão
Me deixou burro
Muito burro demais
E agora eu vivo
Dentro dessa jaula
Junto dos animais
E eu digo: Oh! Cride, fala prá mãe.

Que tudo que a antena captar
Meu coração captura
Vê se me entende
Pelo menos uma vez
Criatura!
Oh! Cride, fala prá mãe.

Titãs - Álbum Televisão (1985).


Na verdade os meios de comunicação deveriam ser denominados meios de alienação, uma vez que estes nos submetem à padrões pré-estabelecidos e nos condicionam à agir conforme os interesses de uma minoria, que garantida pelo poder do dinheiro, torna-se a grande maioria, capaz de ditar tendências e influenciar o comportamento de milhões de pessoas.

Os meios de comunicação nos transforma a cada dia em pessoas mais individualistas, nos desumaniza à nível de sermos um simples produto no mercado de trabalho, nós valemos apenas pela embalagem, somos rotulados a todo momento, nosso conteúdo na verdade é o que menos importa na sociedade das aparências.

Em nossa atual conjuntura social, os meios de comunicação estão presentes como fortes ditadores de modas e tendências, instigando os jovens à viverem o presente com toda a intensidade, esquecendo-se do passado e tampouco lembrando-se de construir um futuro melhor, mais justo e igualitário.

Os meios de alienação são os principais geradores dos antagonismos sociais, pousados sobre a hegemonia do capitalismo, nos tornam cada vez mais burros, dizem que nos facilita a vida e agiliza nossas tarefas do dia-a-dia, na real estão nos transformando em escravos da tecnologia e subproduto do capitalismo.

A todo o momento somos bombardeados pela alta tecnologia e pela evolução digital, por isso agora encontro-me pensativo e tampouco saberei responder se tudo isso que pensamos vivemos e presenciamos no novo milênio é real ou digital. Será isso uma revolução, uma evolução ou uma “involução”?

PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA famousstudio_willian@yahoo.com.br

Nenhum comentário: