terça-feira, 7 de abril de 2009

CULTURA DE VALORES

Muitos acreditam que as tecnologias e principalmente os meios de comunicação são adventos capazes de resolver e indicar soluções para os nossos problemas quotidianos, porém os mesmos podem gerar problemas e intensificar ainda mais os conflitos pré-existentes, instigando pessoas à crise da incompetência, da competição, da alienação e principalmente a pobreza, da mente e de espírito.
Com o avanço das tecnologias a cultura fora drasticamente disseminada, dando lugar à televisão, uma “caixinha de surpresas” capaz de transformar o que já é ruim e deficiente (acessibilidade dos brasileiros à cultura de qualidade) em algo pior ainda, atualmente, por exemplo, cultura é assistir reality shows popularescos; por se tratar de uma maioria que aprecia essa cultura de estereótipo, por sua vez, o individuo que admira uma cultura de gabarito, é discriminado sendo passível de coerção, essa é uma total troca de valores, até mesmo de fineza e respeito, já que tais shows de realidade, vão a divergência da ética e em direção aos mais fúteis e mesquinhos interesses da mente vazia do telespectador, que permanece sedento na poltrona esperando o “plim-plim” anunciar a próxima atração, e enfim, chega o momento triunfal, a televisão começa a disparar imagens de pura sensualidade e sons sedutores, que são rapidamente absorvidos, literalmente, por olhos e orelhas famintas, que vão conduzir impulsos de desinformação a putrefação cerebral do telespectador.
Hoje, cultura resume-se simploriamente á entretenimento barato e de péssima qualidade, informações resumem-se a desinformações, o natural dá lugar à estética, o diferente ao homogêneo, diferenças não são bem aceitas, tampouco respeitadas por aqueles que vivem no mundo do estereótipo da aparência.
Quando passamos algum tempo em frente à TV, podemos sentir e confirmar com absoluta certeza que a televisão, antes de tudo, é um aparelho de “lavagem cerebral”, extrofia a mente do ser humano e o inibe do pensamento crítico, isso pode acontecer por intermédio de outras formas de mídia, citamos a televisão, pois dentre todas, compre o seu papel alienador com excelência.
Os meios de comunicação têm armas muito precisas e eficientes, quando o assunto é promover alienação e despertar o sentimento consumista, porém o principal e o que nunca devemos permitir, é que a nossa mente vire escrava do desejo, porque, assim, nos tornaremos uma espécie de produto, isso quer dizer que uma vez a mente alienada, a tendência é que o seu corpo crie “necessidades” que na verdade não passam de futilidades. Ressaltando o trabalho por excelência dos meios de comunicação, percebemos que os mesmos são tão perspicazes, que escolhem suas vítimas, baseados num padrão pré-estabelecido, e as vítimas mais propícias são aquelas pessoas que estão sofrendo algum tipo de crise amorosa, financeira, problemas emocionais e jovens, principalmente, que estão em constante conflitos e situações de vulnerabilidade e incerteza.
Diante desse império de comunicação, aparentemente invulnerável, enquanto não temos meios eficazes para derrota-los, o mais prudente a se fazer é blindar nossa mente, com sensatez, inteligência e perspicácia, assim estaremos totalmente imunes dos impulsos alienadores que pulsam com vitalidade no pensamento deficiente dos incapazes, e seremos incumbidos de difundir os pensamentos puros e promover uma transformação da escala micro para macro, começando por nossa família se expandindo à comunidade até chegarmos a proporções maiores e de maior cunho político-social.
A partir dessa reflexão, devemos nos remeter em nosso âmago e rever nossa filosofia de vida, explorar os mais íntimos de nossos sentimentos e convergir para o equilíbrio interior, para descobrir com circunstância os seus limites e aprimorar suas capacidades, somente com essa imersão vamos convergir para o senso crítico, unindo um indivíduo sociável à sociedade, a combinação perfeita para que comece o espetáculo da transformação. Mas lembre-se, a Educação acende a luz que permite a distinção dos sábios dos idiotas.
E você? É sábio ou idiota? Quais são seus valores?

PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA famousstudio_willian@yahoo.com.br

Nenhum comentário: