
As instituições sociais são formadas para atender as necessidades básicas e essenciais dos seres humanos, atuando como instrumento de regulamentação.
Em outras palavras, as instituições sociais são o expoente mais forte pelo qual todos se orientam, buscando respostas as suas indagações. Porém devemos ter cuidado redobrado ao agregar e principalmente divulgar tais respostas, nos certificando se são realmente informações e não desinformações, analisando de acordo com o seu ponto de vista ideológico, se há contradições e oposições aos seus valores pessoais e principalmente aos comuns que pertencem à cultura de sua instituição social. Também para haver boas relações, de amizade contemplação, tolerância e complacência no grupo, são indispensáveis as normas e regras, que vão direcionar os indivíduos à melhor maneira de convivência naquela determinada organização social. Para tanto, as regras serão devidamente respeitadas e cumpridas por excelência, caso haja uma conjuntura adjunta, chamada de mecanismos de coerção, que vão punir com o devido rigor o infrator, que desrespeitar a sociedade, burlando seus princípios.
Nesse mesmo raciocínio, dizemos que nada, nem as regras substituem a ética, que é pessoal e intransferível, e cada sujeito é responsável por prezar pela sua, para que haja um funcionamento eficiente do conjunto de normas, toda pessoa, antes mesmo de respeitar os preceitos, deve respeitar-se e orientar-se pela sua ética, devendo ser briosa, divergente da subversão e corrupção.
As características mais importantes das instituições sociais são a exterioridade, algo que independe da nossa vontade e antecede nossa existência, ao nascermos já participamos de uma instituição primária, a família, outra característica é a objetividade, todo indivíduo agregado a uma instituição exerce uma função na mesma, sendo sumariamente de aprendizado e difusão do conhecimento, isso caracteriza a objetividade, pois nossa participação no meio social nunca será em vão, justamente por trabalhar com o aprendizado, os valores e a ética, as instituições sociais são de grande autoridade moral para as pessoas, por última, a historicidade é a característica que implica no registro do segmento, das propostas, sendo de grande valia para aqueles que participam do determinado meio social.
PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA famousstudio_willian@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário