segunda-feira, 28 de junho de 2010

O ESPORTE COMO AGENTE TRANSFORMADOR DA SOCIEDADE

Em tempo de Copa do Mundo é natural que todos demonstrem mais interesse e tomem mais iniciativas para a prática do futebol, ou até mesmo de outras modalidades esportivas. Porém algo que deve ser sempre discutido é a importância do esporte como um agente social capaz de mudar a vida das pessoas.

Todos sabemos que o esporte trás vários benefícios ao nosso corpo e à nossa saúde, mas, além disso, exerce o importante papel de promotor de cidadania.

O papel social do esporte é indiscutível, pois nos ensina a respeitar as regras do jogo, respeitar os limites e sempre agir em cooperação ao próximo.

Sabemos que uma combinação ainda mais eficiente é “esporte mais escola”, numa proposta de ensino integrada esta combinação propiciará um melhor aprendizado, mais proveitoso e prazeroso aos jovens, que ao ocuparem seu tempo ocioso estarão longe das drogas e demais situações de risco.

Diversos projetos como este já estão disponíveis em escolas da rede pública de ensino, mas pecam no sentido de não oferecerem um contínuo acompanhamento social dos jovens; não basta ter infra-estrutura moderna e tecnologias de última geração, sendo que a questão humana e dos valores não são trabalhadas de acordo.

Portanto o esporte é, com certeza, um eficiente agente transformador na vida das pessoas, desde que esteja atrelado à democratização da educação, exercendo um papel preventivo, estreitando as relações sociais e tirando os jovens da marginalização.

PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA famousstudio_willian@yahoo.com.br

Um comentário:

AF Sturt Silva disse...

O esporte foi muito desenvolvido, em sua forma quase total, no países que adotaram o socialismo no século XX.Hoje como tudo ele também faz parte da comercialização de produtos e ações subordinados as ditaduras do capital e mercado.

Visite também:

http://convencao2009.blogspot.com/

http://ousarlutar.blogspot.com/

http://www.diarioliberdade.org/index.php