.
HISTÓRICO DO LOCAL
Roteiro de visitação completo e ilustrado com planta do jardim botânico de São Paulo.
O jardim botânico de São Paulo, conhecido como Parque Estadual Fontes do Ipiranga localiza-se no bairro da Água Funda, zona Sul da cidade de São Paulo; uma área de mata Atlântica bastante preservada.
No final do século passado, a área do Parque Estadual Fontes do Ipiranga era uma vasta região com mata Atlântica nativa, ocupada por sitiantes e chacareiros. Por ordem do governo as desapropriações na área vinham ocorrendo desde 1893 visando a recuperação da floresta, a utilização dos recursos hídricos e a preservação das nascentes do Riacho do Ipiranga.
Em 1917 a região passara a ser propriedade do governo e a se chamar Parque do Estado. Até 1928 serviu para captação de águas, que abasteciam o bairro do Ipiranga. Neste mesmo ano o naturalista Frederico Carlos Hoehne foi convidado para implantar um horto botânico na região; com isso o local passa a pertencer ao patrimônio histórico de São Paulo, ressaltando ainda mais a sua importância ecológica.
O Jardim Botânico de São Paulo foi oficializado em 1938 com a criação do Departamento de Botânica (atual Instituto de Botânica), na época órgão da Secretaria da Agricultura, Indústria e Comércio de São Paulo. Já em 1969 a área de preservação, passou a se chamar Parque Estadual Fontes do Ipiranga, substituindo a antiga denominação Parque do Estado.
Fonte: www.ibot.sp.gov.br
PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA famousstudio_willian@yahoo.com.br
Um comentário:
Poderia colocar o crédito do texto a quem de direito é!
Postar um comentário