segunda-feira, 22 de junho de 2009

POR QUÊ COMUNISMO?

Vamos viajar pelos livros de história, retroceder até a origem do marxismo e o início da Revolução Russa, a fim de descobrir o por quê da existência do comunismo e as suas razões necessárias, como forma emergente para se lutar com o capital e contra a mistificação dos valores e as futilidades do preconceito.
.
Uma das mais comuns alegações sobre o marxismo diz, que a teoria é maravilhosa, mas na prática, acaba não funcionando.
Segundo a teoria marxista, de nada vale o socialismo se for aplicado em uma região isolada, de acordo com Karl Marx, o socialismo é uma tendência que deve ser adotada em todos os países do mundo. Esse exemplo de socialismo “isolado”, nos remete a situação de Cuba, é muito louvável a determinação do governo ao resistir ao embargo econômico, e mesmo assim, se autenticando como um país modelo em todo o mundo na questão de saúde e educação.

As novas gerações esqueceram a fuga dos nacionalistas chineses para Formosa, a invasão do Tibet em 1959, a invasão da Hungria em 1956, a invasão da Checoslováquia em 1968, a do Afeganistão em 1979. Todas para calar a boca de povos que lutavam pela liberdade. Coisa de russo e de chinês, mas o problema é que não temos outros exemplos de socialismo aplicados em grande escala no mundo.
Justamente pelo fato do verdadeiro socialismo / comunismo nunca terem sido praticados de acordo com as teorias marxistas, ou seja, em todo o mundo, ficam de mãos atadas aqueles que possam vir nos criticar, afirmando que o comunismo, não passa de uma releitura do nazismo e de outros regimes ditatoriais, muito pelo contrário, venhamos a convir que o comunismo, dentre todas as suas funções políticas, moralizadoras, e doutrinais, seus maiores objetivos são proporcionar o bem comum e socializar a idéia de política e justiça entre a população.

Mas e Portugal, e Cuba? Em Portugal, a socialização dos meios de produção após a Revolução dos Cravos atrasou ainda mais o relógio econômico e social do país europeu mais retrógrado da época (anos 70), e os próprios portugueses chutaram os comunistas para fora do poder anos depois. Em Cuba, o embargo econômico estadunidense só bloqueou investimentos norte-americanos. A Europa e outros países da América continuaram investindo, nas poucas áreas que permaneceram abertas à economia privada. Se o país está na pior hoje, a culpa é da sua liderança, não de fatores externos. E a Coréia do Norte? Ora, você ainda vai dizer que a Coréia do Norte é um país comunista?
Realmente, todos os três países acima citados fizeram uma experiência com o comunismo, mas, novamente, esqueceram dos fundamentais princípios do marxismo, pois não é possível que uma nação possa ser propriamente comunista, antes mesmo de passar pelo estágio socialista, que sumariamente, vai estatizar todas as empresas privadas, este seria o alicerce para a consolidação de uma verdadeira economia comunista, que para muitos pode parecer injusta, porque não nos dá necessariamente o direito de sonhar, ao contrário do que acontece no atual regime capitalista, que não se cansa em ostentar a magnificência dos bens de consumo, nos seduzir à personificação dos valores e principalmente, alimentar nossos sonhos, porém quem garante que esses sonhos serão realizados? Pois é. Já com o comunismo é diferente, as pessoas não precisam necessariamente sonhar, mas todos terão os mesmos direitos, direitos estes de viver numa sociedade justa, ter condições dignas de trabalho, onde comprovadas suas necessidades um médico pode ganhar a mesma quantia que o pedreiro. Os partidos esquerdistas, de fato, são a solução para a Eurásia, já que esta surgirá como novo Império mundial, quando os Estados Unidos padecerem completamente pela crise, considerando que todo Império tem seu início, expansão e decadência, acho que os EUA não vão manter a hegemonia por muito mais tempo. Se não for instituída uma política socialista na União Européia, provavelmente estaremos sujeitos aos regimes fascistas e nazistas novamente, já que os antivalores, como a xenofobia e a intolerância estão em ascensão. Julgo ser o Socialismo o primeiro passo para uma política mais justa.

Agora, voltamos nossos olhares para os acontecimentos do nosso país.

Na Guerrilha do Araguaia, as forças do Estado venceram. Não sei se os guerrilheiros teriam sido menos violentos com os prisioneiros, se tivessem vencido no Araguaia. O que aconteceu no Vale do Ribeira (aqui pertinho de São Paulo), em Cuba, no Peru, no Camboja e em muitos outros lugares, prova que guerrilhas comunistas foram ainda mais sanguinárias do que as forças governamentais que as combateram.
A Polícia Militar de São Paulo tem os guerrilheiros comunistas entalados na garganta há 40 anos, por ter passado por uma situação dessas: um pelotão de PMs caiu numa emboscada e foi capturado pelos guerrilheiros de Lamarca. O tenente comandante se ofereceu para ficar como refém, se seus soldados fossem libertados. Dias depois ele foi executado por Lamarca, em ato aplaudido até hoje pelos simpatizantes de um eventual regime comunista no Brasil. Lamarca, o “herói”, é endeusado pela mídia “esquerdoza”. Hoje, o tenente é uma foto a mais no quadro de honra dos mortos da Academia da PM. Por falar nisso, não vamos nos esquecer do Sargento Mario Kozel Filho, do Exército Brasileiro. Ele tinha 18 anos quando morreu, vítima de um ataque terrorista com carro-bomba no Quartel General do II Exército em São Paulo.

Acredito estarmos convergindo ao pensar que a ditadura militar brasileira deixou saldos negativos para a população, tanto financeiramente quanto na questão humana, pois o regime militar deixou como legado ao nosso país dívidas intermináveis e milhares de mortos, feridos, mutilados, exilados e etc... além disso, como podemos explicar a morte de tantos inocentes, assim como a do Sargento Kozel? Enfim, a ditadura militar também pode ser considerada como uma das piores tragédias humanas da história do Brasil.
Quanto aos guerrilheiros comunistas promotores da desordem, do terror e da subversão, lanço a seguinte pergunta: será que os mesmos eram verdadeiramente dignos de serem intitulados comunistas? Claramente que não, porque os verdadeiros guerrilheiros comunistas, agiam embasados no senso comunitário, não precisavam de armas para lutar contra o regime opressor, pois tinham também o senso crítico e a capacidade de dialogar para promover acordo. Os verdadeiros guerrilheiros comunistas foram inteligentes, deixaram um grande legado intelectual, de paz e perseverança para nossa juventude, exemplos: Che Guevara e Carlos Marighella. Os verdadeiros guerrilheiros comunistas nos encantaram com as suas letras de música, que esbofeteavam a ditadura com luva de pelica, exemplo: Chico Buarque.
.
PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA

Um comentário:

Fernando Homeme de Melo Lacerda disse...

O que aconteceu no Brasil foi uma barbaridade. De um lado os interesses americanos e, de outro, os da URSS. E nessa "briga" alheia muitos pereceram gratuitamente. E para que ? Para vermos o esfacelamento da União Soviética e, mais recentemente, a "quebra" dos Estados Unidos ? O curioso é que esses lacaios de Moscou queriam, na verdade, fazer do Brasil um "grande cubão". Ou seja: queriam nos tirar do domínio americano para nos entregar para os russos. Com o perdão da palavra: "nos tirar da m. para nos colocar na b." De fato, não haveria como implantar o comunismo sem antes atingir o socialismo. Esse "comunismo", como conhecemos, impingido goela à baixo, revelou-se, realmente, "inapropriado" (para falar o menos). Mas, seja como for, sem embargo o dito "capitalismo selvagem" e o famigerado "comunismo", o socialismo vai muito bem, obrigado. E, os fatos estão ai para quem tem olhos de ver. De efeito. O homem só trabalha pelo lucro (capitalismo) ou na base da chibata (comunismo). Eu, particularmente, prefiro o primeiro. De mais a mais, para os comunistas, os homens deveriam ser todos "bonzinhos". Para os comunistas os homens "não trepam" e nem vão ao banheiro. Querem, como se pudesse, eliminar, a todo custo, seus instintos mais óbvios. Se não malucos são, no mínimo, infantis. Mas, devemos nos animar. Para o "capitalismo" sobreviver, só com o aumento dos consumidores, pois não há como realizar lucro sem a venda; e, sem consumidor, não há como vender. A matemática é simples: mais consumidor, mais vendas. E com o aumento das vendas, mais indústrias. Todo mundo fica feliz. Aliás, existe um grande presidente de um país em desenvolvimento (considerado, por muitos, "vermelho"), que "descobriu" essa matemática. Regatou os pobres trazendo-os "para o meio" (a chamada nova classe média). Cultivou quase 80% de aprovação de seu país e, possivelmente, vai fazer seu sucessor. SEM PRECISAR, ALIÁS, FAZER QUALQUER REVOLUÇÃO OU "LUTA DE CLASSES".