sábado, 26 de setembro de 2009

PERÍODOS E CAMPOS DE INVESTIGAÇÃO DA FILOSOFIA GREGA

Entrada da Moderna Academia de Atenas.

Período pré-socrático ou cosmológico

Neste período a filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas e transformações na natureza.

A filosofia pré-socrática fora uma explicação racional e sistemática sobre a origem, ordem e transformação da natureza, da qual os seres humanos também fazem parte.

A cosmologia não admite a criação do mundo a partir do nada; ela afirma a geração de todas as coisas por um princípio natural, onde tudo vem e para onde tudo retorna, ou seja, o princípio da physis, sendo ela a causa natural e imperecível da existência de todos os seres e de suas transformações. Embora a physis seja imperecível, ela dá origem a todos os seres infinitamente variados, diferentes, mortais e mutáveis.

Uma vez que as coisas naturais se movem ou são movidas por outros e o mundo está em movimento ou transformação permanente. O movimento das coisas e do mundo chama-se devir.

Período socrático ou antropológico

Foi o período de maior florescimento da democracia grega, que fora de grande importância para o futuro da filosofia.

Fora neste período que surgira a figura política do cidadão, assim passou-se a afirmar a igualdade entre todos os homens adultos perante a lei e o direito de todos participar diretamente do governo da pólis, assim criou-se o conceito de democracia direta.

Ora, para conseguir que sua opinião fosse aceita nas assembléias, o cidadão precisava saber falar e ser capaz de persuadir os demais. Com isso criou-se um novo padrão para a educação grega. Assim sendo, surge a figura dos sofistas, até então seguidores de Sócrates, apresentavam-se como mestres de oratória e de retórica. Sócrates rebelou-se contra os sofistas, pois faziam o erro e a mentira valerem tanto quanto a verdade.

Fora no período socrático que surgiram as famosas frases: “Só sei que nada sei” e “conhece- te a ti mesmo”. Além disso, Sócrates sempre buscava aquilo que uma coisa, uma idéia, um valor é verdadeiramente, isso se chama essência. Sócrates procurava o conceito, e não a mera opinião das pessoas.

Período sistemático

Neste período foi escrita uma verdadeira enciclopédia de todo o saber que foi produzido e acumulado pelos gregos em todos os ramos do pensamento e da prática, então o campo de investigação da filosofia passa a ser a totalidade do saber humano.

Período greco-romano ou helenístico

Neste período que abrange a época do domínio mundial de Roma e do surgimento do cristianismo, a filosofia se ocupa, sobretudo com as questões da ética, do conhecimento humano e das relações entre homem e a natureza, e de ambos com Deus.

Data o último período da filosofia antiga, quando a pólis grega desaparece como centro político e deixa de ser referência principal dos filósofos, que dizem que o mundo é sua cidade e que eles são cidadãos do mundo.

Fonte: FILOSOFIA - CHAUI, Marilena.

PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA famousstudio_willian@yahoo.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

incrível.. tinha tudo o que eu queria de uma maneira muito compreensiva.. ótimo