domingo, 6 de dezembro de 2009

IGREJA CATÓLICA: A PRINCIPAL INSTITUIÇÃO DO MUNDO FEUDAL

Instrumento de tortura utilizado pela Igreja Católica durante a Inquisição: roda de despedaçamento. Esse instrumento produzia um sistema de morte horrível. O réu era amarrado com as costa na parte externa da roda. Sob ela colocavam-se brasas, e o carrasco, girando a roda cheia de pontas, fazia com que o condenado morresse praticamente assado. Em outros casos, no lugar de brasas se colocavam instrumentos pontudos, de maneira que o corpo ia sendo dilacerado à medida que se movimentava a roda.

Ao contrário do que muitos pensam, a Igreja Católica não se restringiu como a principal instituição do mundo feudal, se tornando a principal instituição de todos os tempos.

Em relação ao mundo feudal, a Igreja foi responsável por manter a ordem social da época, ou seja, a dos que trabalham, os que lutam e os que somente rezam; porém séculos depois esta ordem passou a ser contestada e conseqüentemente perdia cada vez mais seu fundamento, por sua vez, aqueles que contestavam os dogmas da Igreja eram considerados ateus e hereges, portanto eram condenados à morte, caso não fossem mortos, eram torturados até confessarem seus pecados, ou assumirem crimes que na verdade não cometeram.

A Igreja Católica manteve-se intacta durante o feudalismo, se escondendo atrás dos instrumentos de tortura, das cruzadas e da própria prática de alienação do povo durante suas celebrações e até mesmo em suas escolas. Em resumo, a Igreja Católica manteve-se intocável por muitos séculos durante o feudalismo, justamente por estar sempre do lado mais forte, e não por exercitar a caridade e praticar a bondade.

Vide Joana d’Arc, ao analisarmos a trajetória dessa francesa e sua atuação na Guerra dos Cem Anos, podemos enxergar nitidamente como a Igreja Católica manipula a população e sempre tende ao lado mais forte. Vítima de um complô político, Joana d’Arc foi torturada pela Igreja na França e entregue aos ingleses, que a queimaram em praça pública. Percebendo que a sua reputação estava em decadência e que o nome de Joana ganhara forte apelo popular, a Igreja Católica decidiu por beatificá-la, ignorando o fato de tê-la condenado por bruxaria e subversão.

PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA famousstudio_willian@yahoo.com.br

Nenhum comentário: