segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

RECEITA DE UMA REVOLUÇÃO

A Liberdade conduzindo o povo, óleo sobre a tela de Eugène Delacroix.


Todos os tipos de revolução têm pelo menos uma característica em comum: a substituição de toda uma estrutura falida e problemática por uma nova realidade, mais justa, igualitária e funcional. Os fatores que distinguem as revoluções são justamente os meios e ferramentas pelos quais as mudanças são reivindicadas.

Gostaria de chamar atenção para algumas características da Revolução Francesa, em especial para os dois principais pilares deste fato histórico, que são a revolução musical por Ludwig van Beethoven e os ideais iluministas, quais o próprio Beethoven também seguia.

A música de Beethoven ganhou grande destaque no decorrer da Revolução Francesa, suas notas marcantes traduziam uma mensagem, que pode ser traduzida em “liberdade”; além de marcar a transição de uma tendência musical sacra padronizada para uma nova geração de composições que valorizavam a liberdade política, artística, de escolha, de credo e a liberdade individual.

A Sinfonia no. 3, "Eroica", foi planejada para ser uma grande homenagem a Napoleão Bonaparte, mas após se convencer de que Napoleão desvirtuou os objetivos da Revolução Francesa (Liberdade, Igualdade e Fraternidade), num imenso ato de justiça, Beethoven apagou a antiga dedicatória, e em seu lugar escreveu “À Memória de um Grande Homem”.

Outra importante característica da Revolução Francesa foi a adoção da filosofia iluministas, baseada na razão e na capacidade racional humana, pregava a criação de novas tendências, seguidas de certa criticidade, por sua vez respaldada por um governo com maior participação popular.

PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA famousstudio_willian@yahoo.com.br

Nenhum comentário: