sábado, 27 de fevereiro de 2010

ECONOMIA SOLIDÁRIA

Mulheres da economia solidária no Piauí: "Pelo menos 80% da massa trabalhadora do país encontra-se na informalidade e é isso que chamamos de Economia Solidária, porque foi a forma que a população encontrou para ter trabalho e renda para o sustento da família, fundamental para os que estão na informalidade".


Economia solidária é um meio diferente de produção, venda, compra e troca de artigos básicos e essenciais para nossa sobrevivência. A teoria da economia solidária é com certeza muito interessante, especialmente a parte que diz respeito a não exploração dos outros, sem querer levar vantagem e sem destruir o meio-ambiente. Neste sentido, cooperando conseguimos fortalecer nosso grupo social, isso quer dizer que pensando no bem de todos, ao mesmo tempo estaremos pensamos em no nosso próprio bem-estar.

A economia solidária vem se apresentando, nos últimos anos, como uma inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas auto-suficientes, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças, trocas, comércio justo e consumo equilibrado.

Assim sendo, esta forma de economia propõe que o trabalho se transforme em um meio de libertação humana e principalmente familiar, dentro de um processo que possibilite a democratização econômica, criando uma alternativa à dimensão alienante e assalariada das relações do trabalho no sistema capitalista. Mas vale lembrar que as idéias da economia solidária, propõem um caminho a ser seguido rumo à uma sociedade mais justa e igualitária; porém a partir do momento que entendermos esta teoria e tivermos meios de colocá-la em prática, poderemos estabelecer uma comparação com o socialismo, e com certeza veremos que as idéias pensadas por Karl Marx em 1848, ainda permanecem atuais e praticáveis.

Nesse sentido, compreende-se por economia solidária o conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, organizadas sob a forma de autogestão. Sem dúvida é uma alternativa que pode, ou até mesmo deve ser colocada em prática, mesmo que em caráter experimental.


PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA famousstudio_willian@yahoo.com.br

Nenhum comentário: