segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

RELAÇÃO CIÊNCIA E TÉCNICA

.
Com o passar do tempo, novas técnicas foram surgindo e as antigas aperfeiçoadas, especialmente na fase financeira do sistema capitalista, que possibilitou maior rapidez no fluxo de informações e maior agilidade na comunicação.

A revolução dos meios de comunicação, além de útil, fora necessária e decorrente ao desenvolvimento da sociedade e à expansão dos centros urbanos, pois a cada dia há uma crescente necessidade de se estar mais próximo às grandes cidades e até mesmo os países estão cada vez mais próximos uns aos outros, praticamente a um clique de distância com o advento da internet.
.
Diante dessa realidade, precisamos estabelecer uma importante relação, que compreende tanto os aspectos positivos, quanto os negativos dessa nova geração dos meios de comunicação e do intenso fluxo de informações. Porém um grande enigma do capitalismo informacional é a questão da globalização.
.
A globalização talvez seja a “marca registrada” do capitalismo financeiro, e por sua vez reúne um conjunto de técnicas das quais destaca-se a utilização dos satélites, base para o desenvolvimento da ciência informática e de sistemas informatizados , que não se restringem somente às técnicas de comunicação, mas também às técnicas de transportes e posicionamento específico, que tornaram-se realidade a partir do GPS, seguido de novas tendências de fontes energéticas, das quais o petróleo ainda é o mais utilizado, mesmo havendo pesquisas e estudos relacionados à possibilidade de desenvolvimento de fontes energéticas “limpas”, renováveis, ou biocombustíveis.
.
Mas um grande desafio ainda nos assombra, por um acaso pensamos que essas modernas técnicas que utilizamos hoje, que nos são até artigos de adorno, sinônimos de sofisticação, um dia fizeram parte de estratégias bélicas (ex.: satélites, internet, GPS)? E quanto ao uso desses equipamentos em nosso dia-a-dia? Não há uma preocupação intensiva em relação à responsabilidade dos usuários de internet, por exemplo, que cometem crimes por meio da rede mundial de computadores, uma vez não havendo uma fiscalização ativa, nem punições exemplares. Este impasse polêmico também se estende no cenário da política nacional e internacional e na questão da utilização, ou não utilização de armas nucleares.

PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA famousstudio_willian@yahoo.com.br

2 comentários:

Anti-Neo disse...

Realmente essa sua postagem reflete o resultado do grande acontecimente chamado revolução industrial que trouxe aspectos negativos como poluição e epidemias biológicas (como o vírus H1N1 por exemplo) gerando máfias da constiração em todas as partes do mundo apenas com o fim de promover o lucro! Porém por outro lado durante a Segunda Guerra Mundial as armas biológias eram praticamente fatais, até que descobriram uma cura para inúmeras doenças, as pessoas morriam por gripe (estou me referindo à influenza comum) o que joge em dia uma morte por gite é uma cosa rara!
me faz um favor!>>>>pode dar uma olhada no comentário que deixei na sua postagem dos skinheads faz favor? É difícil encontrar alguem que tenha conhecimento sobre o assunto e gostaria de conversar mais afundo sobre o assunto!
obrigado!

Portal Comunista - Powered by FAMOUS STUDIO disse...

Muito obrigado pelo comentário! Com certeza emitir opinião e argumentar as problemáticas tanto do nosso país, quanto do mundo é o primeiro passo rumo à transformação social. Sem sombra de dúvidas, o comunismo é o caminho para que as mudanças se concretizem.