segunda-feira, 7 de março de 2011

AS DESIGUALDADES NAS GRANDES CIDADES

À frente da imagem está a favela do Morumbi em São Paulo-SP, logo ao fundo estão prédios de alto padrão, em uma das regiões mais valorizadas da cidade.


Certamente, um dos maiores problemas das grandes cidades são as notáveis desigualdades sociais.

Nos centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro, existe uma enorme concentração de riquezas, mas por outro lado bolsões de pobreza ainda maiores, por isso, podemos afirmar que as grandes cidades são em sua maioria heterogêneas, ou seja, ao mesmo tempo, que os ricos são extremamente ricos, os pobres são miseravelmente pobres.

Levando em consideração os acontecimentos históricos, a concentração das riquezas nas mãos de uma minoria foi um fato iminente, que veio se arrastando através dos séculos, desde o regime escravagista e resulta hoje na discrepante desigualdade social presente nas metrópoles.

Se não forem pensadas estratégias a fim de propor uma distribuição de renda mais justa, sempre haverá uma classe social dominante detentora da maior parte das riquezas e uma grande parcela da sociedade miserável e marginalizada.

A solução para a heterogeneidade dos centros urbanos é a ação social popular, juntamente com políticas publicas eficientes e que realmente estejam sensibilizadas com a realidade de extrema miséria sob a qual milhares de cidadãos brasileiros têm que conviver diariamente.

PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA famousstudio_willian@yahoo.com.br

3 comentários:

Anônimo disse...

Nos países comunistas ao menos existe igualdade: TODOS SÃ POBRES!

(exceto, é claro, os líderes - veja que igualdade de renda entre o Fidel e os miseráveis cubanos da Ilha Cadeia).

Defender o comunismo é defender a ideologia que matou pelo menos 100 milhões de pessoas em um século, é compactuar com um morticínio nunca antes visto na História humana. Quem defende o comunismo é cúmplice dos maiores assassinos na História. É seguir Marx, um satanista declarado, mentiroso e burro. Comunismo, socialismo, nazismo, fascismo: tudo a mesma merda homicida, que pede o poder total para resolver todos os problemas, que promete o céu e entrega o inferno.

Assista The Soviet Story, Leia o Livro Negro do Comunismo e ponha a mão na consciência.

Que Deus ilumine sua inteligência deformada.

Unknown disse...

Bom para o meu trabalho de História

Anônimo disse...

Vai ti toma no cu rapaz