segunda-feira, 7 de março de 2011

SER PROFISSIONAL E CIDADÃO

O Programa Doutores da Alegira, formado por alunos da Unesp de Botucatu, leva alegria para crianças em tratamento contra o câncer.

A questão da obrigatoriedade da prestação de serviços gratuitamente à comunidade, com certeza gerou diversos questionamentos em estudantes de universidades públicas de todo o pais há alguns anos.

Quando taxamos algo como obrigatório, já estamos criando uma imposição negativa, é complicado criar uma medida que obrigue estes estudantes a prestarem serviços gratuitos, uma vez que consideramos o grande esforço e empenho de cada um deles em serem aprovados no exame do vestibular e que para tanto houve investimentos, especialmente financeiros.

Sem duvidas, estudar em uma universidade pública não há gastos com mensalidades, porém o dinheiro público, através dos impostos pagos por todos nós, é revertido para o setor da educação superior.

Visto que há por trás desta discussão uma grande captação de investimentos que deveriam ser destinados e devidamente aplicados na área da educação superior, julgo que não haveria problemas ou empecilhos aos profissionais recém formados prestarem serviços gratuitos à comunidade carente, porém, de maneira totalmente voluntária.

Numa sociedade plenamente consciente poderíamos pensar neste tema de forma mais ampla, sendo que a oportunidade de prestar serviços gratuitos seria vista como uma forma de aprimoramento profissional e, sobretudo, seria um belo gesto de cidadania e participação social, pois todo o potencial e conhecimento agregado pelos estudantes seriam revertidos e aproveitados por boa parte da população a fim de diminuir a marginalização e instigar os jovens a terem uma atitude cidadã.

PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA famousstudio_willian@yahoo.com.br

Nenhum comentário: