terça-feira, 17 de janeiro de 2012

EXÉRCITO ZAPATISTA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL (EZLN)

Emiliano Zapata Salazar: líder do movimento social no México.


OBJETIVO: Defender o uso coletivo da terra, a reforma agrária, os direitos do índio e os ideais nacionalistas (anti-imperialista, anti-EUA), lutando contra a ditadura do PRI (Partido da Revolução Institucional), contra a miséria e o NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio), que piorou ainda mais a pobreza no país, porque enquanto os mexicanos exportam produtos agrícolas para os EUA e o Canadá, no caso o milho, que possui um baixo valor agregado, eles importam tecnologia estadunidense, que tem um altíssimo valor agregado, contribuindo assim para o avanço da pobreza no México.

HISTÓRICO: O Exercito Zapatista tem suas raízes na Revolução Mexicana, ocorrida no ano de 1910 quando houve a derrubada do regime ditatorial de Porfirio Díaz, com a contribuição de Emiliano Zapata, mas o EZLN surgiu em 1994, ao longo da década de 1990 os Zapatistas atuaram embasados na “democracia direta”, que conta com a grande simpatia da população, que se manifesta nos discursos e campanhas organizadas pelos guerrilheiros, assim havendo uma participação popular ativa nas decisões tomadas como veremos a seguir.
Um fato recente, em julho de 2005 os Zapatistas apresentaram a Sexta Declaração da Selva de Lancardona. Nesta nova declaração, o EZLN chamou toda a população para uma campanha nacional em oposição à campanha presidencial de 2005. Na preparação da campanha foram convidados mais de 600 organizações de esquerda, grupos indígenas e organizações não governamentais para viajar pelos 32 Estados mexicanos a fim de discutirem suas reivindicações, que foram mencionadas no tópico anterior.

TIPO DE CONFLITO: Os Zapatistas priorizam a pacificação, não é de primeira instância que este grupo guerrilheiro parte para o conflito armado, podemos fazer uma relação ao MST (Movimento sem Terra) aqui no Brasil, os sem terras não são violentos, por motivos fúteis, é uma questão de sobrevivência, eles apenas tomam decisões ousadas para assegurar um direito que lhes é garantido pela constituição, a reforma agrária, assim acontece com o EZLN, não é por qualquer motivo que os guerrilheiros pegam em armas e passam para um conflito violento. Uma das ocorrências mais conhecidas foi a Guerra civil, em 1914, quando formou-se o Exército Constitucionalista, que derrubou o governo de Victoriano Huerta, que partiu para o exílio e Venustiano Carranza assumiu o governo do país, por sua vez Carranza aprovou a lei da reforma agrária e os Zapatistas foram contemplados com a nova legislação.

CAUSAS DO CONFLTO: Os conflitos são originados quando há algum tipo de opressão ou desrespeito, aos povos indígenas, pequenos agricultores, camponeses e etc, se houver acordo pacífico não será necessário um conflito armado.

OPINIÃO PÚBLICA: Os Zapatistas valorizam o coletivo e recusam às práticas hierarquizantes e autoritárias. A forma de organização comunal está presente até mesmo nas práticas políticas dos camponeses indígenas. O EZLN é comandado por um Comitê Revolucionário Indígena e as decisões são tomadas coletivamente em assembléias, o poder não é delegado a um líder hierárquico, porque este por sua vez não existe.
O EZLN tenta construir uma cultura política constituída por valores democráticos voltados para a prática política participativa de toda a sociedade, para a democracia de base, para a autogestão e não para a centralização ou para a hierarquização das organizações políticas. Por isso o Exército Zapatista de Libertação Nacional vem ganhando grande simpatia da população.

NOSSA OPINIÃO: Podemos considerar que os Zapatistas lutam por uma causa nobre e louvável, a concentração de terras nas mãos de poucas pessoas é uma situação que merece uma discussão mais ampla, onde a população deve por direito participar, para poder exigir abertamente o seu direito custodiado pela constituição e também o seu direito como cidadãos e cidadãs, o direito da reforma agrária. A monopolização de terras não é um problema exclusivamente brasileiro como podemos conferir, existe em quase toda a América Latina. Este foi um dos motivos que levaram a população do México a um conflito de maiores proporções, no passado, como a Revolução Mexicana (1910 – 1920). Talvez este deva ser um ponto para nós brasileiros observarmos, e refletirmos como faremos para resolver este conflito territorial que acontece no nosso país, em proporções menores, mas acontece. Se o povo brasileiro e o MST se manifestassem de forma mais impositiva como os mexicanos fizeram, não haveria, hoje, a necessidade, de um constrangimento maior daquele que não tem um chão debaixo de seus pés, tudo depende de nós, “a união faz a força”, o poder está com o povo! Porque o Brasil com toda esta magnificência em terras, recursos naturais e uma população rica, não poderia resolver um simples problema como a reforma agrária ou a demarcação das terras aos indígenas? Porque?


Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/EZLN, http://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_zapatista, http://www.ficharionline.com/ExibeConteudo.php5?idconteudo=5689, http://www.brasildefato.com.br/v01/impresso/anteriores/jornal.2007-09-26.5007144766/editoria.2007-10-09.0977120079/materia.2007-10-10.7013127602/, http://www2.uel.br/grupo-pesquisa/gepal/primeirogepal/pdfs_tc/wilsonsilvasilvestreneto.pdf


CARDOSO, Oldimar. Tudo é história – 8º ano do ensino fundamental. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2006. pág. 240 – 249.

MOREIRA, João Carlos & SENE, Eustáquio de. Trilhas da Geografia – 8º ano do ensino fundamental. Ed. Reformulada. São Paulo: Scipione, 2006. pág. 174.


PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA famousstudio_willian@yahoo.com.br

Nenhum comentário: