domingo, 4 de abril de 2010

OS INCAS

Ruínas da cidade histórica de Machu Picchu.

Os incas habitavam os planaltos andinos, desde a Colômbia até as regiões do Chile e da Argentina atuais, tendo o atual Peru como o centro político, econômico e demográfico. Os incas chegaram à Bacia do Cuzco, no interior dos Andes do Peru, por volta do século XIII. Coligaram-se com outros povos existentes na região e adotaram inúmeros traços culturais inclusive diferentes tipos de línguas. A denominação “Inca” se deu a partir de inúmeras guerras e era usada para se referir ao imperador. Essas guerras despontaram no interior do império, militares interessados nas atividades bélicas, porque essas lhe traziam benefícios, tais como títulos, bens e mão-de-obra servil. As guerras também visavam obter seres humanos para serem sacrificados em nome dos deuses incas.
  • Política

É incontestável que o Estado inca teve uma organização social e política peculiar. Seu chefe de Estado era o Inca, que tinha uma esposa denominada Qoya. De um modo mais compreensível, pode-se dizer que o nome “Inca” equivale a “Rei”; e “Qoya” significa “Rainha”. De acordo com a tradição, tanto o Inca quanto a Qoya eram descendentes diretos do Deus Sol, portanto além de autoridades políticas eram, sobretudo, divindades.

O Inca era o chefe religioso e político. Pesava o fato de que o Inca era venerado como um deus vivo, pois era considerado o Filho do Sol. Seus súditos seguiam suas ordens com total submissão. Aqueles que conviviam com ele se humilhavam em sua presença, em ato de extrema reverência. Apenas o mais nobre homem da linhagem podia dirigir a palavra ao Inca e repassar as informações aos outros súditos. Grandes adornos dourados pendiam das orelhas do Inca, o que acabava por deformá-las. O imperador inca usava ainda uma túnica que ia até os joelhos, um manto banhado a esmeralda e turquesa, braceletes e joelheiras douradas e uma medalha peitoral que trazia impresso o símbolo do Império Inca.

  • Conquista espanhola

Uma vez dominada a região central do continente, os espanhóis se voltaram para a América do Sul. Nessa empreitada, destacaram-se as expedições comandadas por Francisco Pizarro. A disputa pelo trono entre os irmãos Huáscar e Atahualpa, líderes incas, facilitou a ação espanhola.

Francisco Pizarro (1476-1541).

Os espanhóis dispunham de cavalos e de armas de fogo, que os incas logicamente não conheciam. A um sinal de Pizarro, prenderam o imperador e mataram milhares de seus acompanhantes. Em troca da libertação de Atahualpa, Pizarro exigiu uma quantidade de ouro suficiente para encher um quarto do palácio do imperador. Em poucos meses os incas conseguiram reunir a quantidade de ouro exigida, mesmo o resgate estando pago, Pizarro rompeu com sua palavra e ordenou a execução de Atahualpa, que teve a cabeça estraçalhada por um torniquete de ferro.
  • Ontem e hoje

Estrada inca construída há mais de 350 metros de altitude.

Mesmo os incas não terem deixado uma língua escrita, por outro lado existem as ruínas da cidade de Machu Picchu, um marco da belíssima arquitetura desenvolvida por esse povo, além de duas estradas, uma no litoral e outra nas montanhas, interligadas por caminhos transversais, cortavam o território inca de norte a sul. Ao longo delas havia postos de correio com mensageiros disponíveis.

PORTAL COMUNISTA "América Latina VIVA" - publicação de WILLIAN DE SOUZA famousstudio_willian@yahoo.com.br

Nenhum comentário: