sábado, 3 de abril de 2010

OS MAIAS

Pirâmide do Adivinho, com quase 40 metros de altura, localizada na cidade de Uxmal no México.

Há mais de 700 anos a.C. na península de Iucatã (atual México) começou a se formar a sociedade maia, politicamente organizada em cidades-Estado, cada qual governada por um rei, considerado uma personificação divina.

A economia maia era essencialmente agrícola, e o milho era o item básico da alimentação desse povo.

Existiam três camadas sociais, nas quais os indivíduos estavam ligados desde o nascimento até a morte. A mais alta classe social era constituída pela família real e pelos comerciantes, em seguida estavam os funcionários do governo e os trabalhadores especializados, na camada mais baixa vinham os agricultores.

Grifos maias em estuque.

Os maias desenvolveram diversos conhecimentos na área de exatas, criaram o sistema numérico vigesimal. Desenvolveram também um sistema de escrita até hoje indecifrável e no campo da astronomia chegaram a estabelecer cálculos extremamente precisos sobre a trajetória dos astros.

Mural maia com afrescos.

Entre as manifestações artísticas, os trabalhos em cerâmica, os afrescos e as esculturas em baixo-relevo, merecem destaque. No campo da arquitetura as construções imponentes e as pirâmides foram erguidas para homenagear os vários deuses da religião politeísta maia, ou seja, eles acreditavam em vários deuses.

PORTAL COMUNISTA "América Latina VIVA" - publicação de WILLIAN DE SOUZA famousstudio_willian@yahoo.com.br

Nenhum comentário: