Contudo, o chocolate deu origem a diversas lendas, utilizadas até mesmo nos dias de hoje, podendo nos fornecer indícios sobre a utlização desse fruto naquela época.
- Lenda do imperador do chocolate
Esta lenda diz que foi em Montezuma, no México, que a bebida do cacau teve o seu maior fã. O mito fala que ele possuía, diariamente, à mesa 50 vasilhas de ouro para chocolate e ordenava colocar a disposição de seus funcionários mais de 3000 barris de cacau preparado. Diz a lenda que esse imperador, o último dos astecas, quando esteve no poder, de 1502 até 1520, tornou oficial o uso do chocolate nas refeições dos nobres, ficando conhecido pelas escrituras como o Imperador do Chocolate.
- Lenda das vítimas de sacrifícios
Diz a lenda que os astecas, nas festividades das colheitas, davam às vítimas de sacrifícios taças de chocolate.
Segundo a historiadora Patrícia Oliveira, os astecas faziam isto para que as almas das vítimas chegassem mais rápido ao céu de uma forma que agradasse as divindades, pois o chocolate era visto como o alimento dos deuses.
- Lenda das moedas de chocolate
Hieróglifo representa o uso de sementes de cacau como moeda.
Os astecas faziam suas moedas de xocoatl, ou seja, de chocolate. Isto demonstra a importância que o cacau tinha para eles, pois os seus maiores tesouros eram feitos de chocolates.
- Lenda do harém de Montezuma e o chocolate afrodisíaco
Chocolate Montezuma.
Há uma lenda que diz que o imperador Montezuma tinha mais de mil mulheres e sempre ingeria chocolate antes de ir ao harém.
PORTAL COMUNISTA "América Latina VIVA" - publicação de WILLIAN DE SOUZA famousstudio_willian@yahoo.com.br
3 comentários:
eu queria saber tudo sobre astecas como eles faziam as moedas, do que eram feitas as moedas, e não de chocolate. *-*
Eles ainda não haviam chegado nesse estágio do valor materializado em moeda. Eles materializavam o valor em sementes de cacau, como mostrado no texto :3
É como no antigo Oriente Médio, em que eles usavam o sal
Postar um comentário