Com a simplificação dos antagonismos entre as classes sociais, o modo de produção industrial que era próprio do feudo ou da corporação, já não era suficiente às necessidades cada vez maiores dos novos mercados: a manufatura tomou seu lugar, os mestres-artesãos das corporações foram suplantados pelo estamento médio industrial e a divisão do trabalho entre as diversas corporações cedeu lugar à divisão do trabalho dentro de cada oficina.
Mas os mercados continuavam a crescer e aumentar suas necessidades. E eis que o vapor e a maquinaria revolucionam a produção industrial. O lugar da manufatura foi ocupado pela grande indústria moderna, o estamento médio industrial cedeu lugar aos industriais milionários.
O mercado mundial, cujo terreno já havia sido preparado pela descoberta da América, trouxe imenso desenvolvimento ao comércio, à navegação, às comunicações, às ferrovias e à própria burguesia que também aumentava seu capital.
O estabelecimento da grande indústria e do mercado mundial conquistou finalmente o domínio político exclusivo no Estado representativo moderno. Assim, o poder político do Estado moderno, nada mais é do que administrar os negócios comuns de toda a classe burguesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário