quarta-feira, 31 de março de 2010

VIDA E ECONOMIA

Por Cléber Rodrigo Cordeiro.

Estudar a origem de certas palavras pode nos ajudar em muitas reflexões, a palavra economia, por exemplo, vem do grego “oikos” “nomos” e quer dizer “administração da casa”. Se pensarmos na administração do nosso planeta perceberemos que são cometidas diversas injustiças contra a vida de seus moradores. A sociedade capitalista nos educa desde crianças a sermos consumidores compulsivos que encontram realização em necessidades artificiais, seres que enfrentam diariamente a constante angústia de estar entre o “ter” e o “ser”. A partir do momento em que Deus é esquecido e o dinheiro é adorado as conseqüências são desastrosas, pois prevalecem o egoísmo, a ganância e tantos outros sentimentos contrários ao Reino de Justiça. Quando penso que na moeda mais poderosa do mundo consta a frase “em Deus nós confiamos ”e que na nossa Deus está sendo louvado, reflito sobre a orientação de Jesus, “vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro (Mt 6,24).

Somos seres de necessidades físicas, éticas, estéticas e espirituais e através delas a busca pelo conhecimento foi impulsionada, no entanto nossos desejos são manipulados e nem sempre conseguimos absorvem o excesso de informação que recebemos. O alívio para as tristezas que antes era encontrado nas igrejas, na família e com os amigos hoje é buscado nas vitrines dos shoppings onde se experimenta um verdadeiro “alívio para a alma que sofre”, e isso pelo simples ato de comprar. Temos mais tempo livre, porém não nos dedicamos às coisas que realmente podem nos fazer felizes. O mundo globalizado infelizmente não globaliza a riqueza, enquanto países ricos e suas transnacionais acumulam tesouros os pobres pagam o seu luxo com a fome, com a destruição do meio ambiente e com as vidas que são ceifadas pelo trabalho escravo. Clamamos por uma economia que esteja a serviço da vida, onde possamos encontrar a plena realização humana nas coisas que realmente precisamos. Esperamos que Deus seja louvado através da assistência aqueles que sofrem a péssima administração dessa Casa Comum chamada Planeta Terra, pois só assim teremos a certeza de que faremos a definitiva passagem da morte para a vida onde o Filho de Deus não será mais entregue por algumas moedas.

PORTAL COMUNISTA - publicação de Cléber Rodrigo Cordeiro. Sociólogo e Professor. famousstudio_willian@yahoo.com.br

Um comentário:

Silas disse...

E ae William! Gostei do post! Vi a propaganda desse livro na TV Cultura e fiquei interessado... pensei até em comprar de presente pra minha mãe. Você conhece?

A Economia Solidária, apesar de seus problemas, também é interessante de ser tentada...

Muito bom o blog. Abraço!