sábado, 3 de abril de 2010

OS ASTECAS

Representação da cidade de Tenochtitlán.

Se desenvolveram por volta de 1345, na região do lago Texcoco, onde construíram a imponente cidade de Tenochtitlán, que segundo o conquistador espanhol Hernán Cortez, “É uma cidade tão grande como Sevilha e Córdoba”.

Mapa de Tenochtitlán vista do oeste.

Diziam os conquistadores que as ruas principais da cidade asteca Tenochtitlán eram muito largas e retas. Havia muitas praças e mercados com todos os gêneros de mercadorias, desde jóias de ouro até verduras, pães, galinhas e outros animais. Havia casas como de boticários e espécies de barbearias, além de grandes e imponentes templos.

Pelo porte da cidade de Tenochtitlán, podemos dizer que a sociedade asteca tinha caráter expansionista e exercia forte influência sobre os povos vizinhos.

O milho era o alimento básico da população. Do cacau, os astecas extraíam uma bebida nobre chamada xocoatl, precursor do nosso chocolate, além disso, as sementes de cacau eram utilizadas como referência de valor, já que não existia moeda e o ouro era abundante.

Um guerreiro-jaguar. O jaguar desempenhava um papel cultural na mitologia asteca.

A sociedade asteca era dirigida por militares, pois a guerra desempenhava um papel fundamental. Nobres militares e sacerdotes faziam parte da camada mais alta da sociedade, abaixo estavam os comerciantes, em seguida vinham os artesãos e camponeses, a camada mais baixa era formada pelos escravos.

Os astecas também eram politeístas, e doutrina asteca exigia sacrifícios humanos, segundo os sacerdotes a terra deveria ser regada com sangue humano para produzir.

A Pedra do Sol: os astecas desenvolveram um calendário solar com 18 meses de 20 dias.

Os astecas desenvolveram um conhecimento astronômico semelhante aos mais, criaram seu próprio calendário e sistema de escrita, com qual produziam poemas líricos e religiosos, além de encenações teatrais, que eram acompanhadas por instrumentos de sopro e percussão.

A destruição da sociedade asteca teve início com a chegada dos espanhóis sob comando de Hernán Cortez em 1519. A princípio os astecas pensaram que os espanhóis eram deuses, justamente porque dispunham de cavalos, armas de fogo e outros utensílios desconhecidos dos nativos. Estes fatores somados aos mitos ajudaram os espanhóis driblarem a inferioridade numérica em relação aos astecas.

Os astecas eram praticantes de sacrifícios humanos e também da antropofagia, ou seja, eles acreditavam que, por exemplo, ao comer o coração de um guerreiro valente, era possível adquirir as mesmas qualidades daquele determinado guerreiro.

Choques culturais fizeram com que os astecas percebessem qual era a real intenção dos espanhóis, especialmente diante dos metais preciosos, que para os nativos eram simples objetos de adorno, mas para os conquistadores eram a razão de viver. Em segundo lugar estava o desrespeito dos colonizadores para com a religião e os deuses astecas, quais eram classificados por Cortez como “sedentos de sangue” e “demônios” pelo fato de serem adeptos aos sacrifícios humanos.

Imperador Montezuma (1466-1520).

Algum tempo depois da chegada dos espanhóis, os astecas foram atingidos por uma grande epidemia de varíola, trazida da Espanha, era uma doença qual os nativos não tinham defesas. Contudo, os conquistadores resolveram assassinar o imperador asteca Montezuma, e se retiraram de Tenochtitlán logo em seguida, às margens da cidade Hernán Cortez mandou envenenar as fontes de abastecimento, então sem água e alimento, boa parte da sociedade asteca fora dizimada.

PORTAL COMUNISTA "América Latina VIVA" - publicação de WILLIAN DE SOUZA famousstudio_willian@yahoo.com.br

4 comentários:

Anônimo disse...

muito legal essa história godto de ler principalmente quando é HISTÒRIA

Anônimo disse...

muito legal essa história gosto de ler principalmente quando é HISTÒRIA

Anônimo disse...

Não eram maias?

Felipe Freitas disse...

Excelente iniciativa. Acredito que se deveria dar mais atenção nesse assunto nas escolas brasileiras, pois muitos querendo ou não, os povos pré-colombianos foram importantes na construção da identidade do povo latino americano... tenho umas postagens no meu blog sob o assunto, e desde já fica o convite para conhecê-lo...

http://nosrumosdahistoria.blogspot.com