sábado, 21 de fevereiro de 2009

O DESAFIO DA CONVIVÊNCIA HUMANA

Desde a remota origem do homem, um comportamento de suma importância é a sociabilidade, que provém do ato de se socializar, permitindo ao ser humano trocar informações e experiências, estas que, provocam diversas mudanças no modo de pensar e agir dos indivíduos, podendo ser construtivas ou destrutivas. É a partir da ação de se socializar que os primeiros humanos desenvolveram a capacidade da fala e reflexão, que os permitiu articular e interagir com seus semelhantes e com o ambiente externo, estabelecendo cooperação e integração.
Os primórdios da comunicação seriam esses, até então, porém com o advento da tecnologia, a convivência e a sociabilidade dos seres humanos foi assumindo uma conotação diferenciada, e passando a ser insalubre em algumas situações não tão isoladas como pensamos; tornando-se muito difícil, e em alguns casos até impossível a socialização, pois comportamentos de rebeldia, infantilidade e antipatia afastam pessoas, porém devemos estar acima dos fatores externos, que podem nos deixar perplexos e com um sentimento de aversão, e não cessar o nosso comprometimento com a integração social.
De fato, todos devemos convir, que o ser humano necessita estritamente dos seus semelhantes para sobreviver em plenos sentidos, durante as três fases de sua vida, desde o nascimento até a morte. Por meio da socialização os indivíduos aprendem, assimilam o conhecimento e principalmente, desenvolvem a capacidade de se integrarem a diversos grupos.
Para que um indivíduo possa se tornar plenamente sociável ele precisa respeitar as normas da sociedade, carregar consigo os valores e princípios da boa convivência e, além disso, essa pessoa precisa aceitar as diferenças, viver pacificamente com seu próximo, baseando-se pelo respeito que deve ser recíproco em toda e qualquer relação.
Com a chegada da globalização, as informações passaram a circular em uma velocidade impressionante, o tempo está se abreviando; a partir dessa teoria, dizemos que a sociedade está em constante reciclagem, pois ao mesmo tempo costumes antigos estão se re-aflorando e novas tecnologias não param de surgir. Nesse contexto tão acelerado, os populares meios de comunicação pouco contribuem para construir um Brasil mais autêntico, pois difundem ideais individualistas e de pouca ou nenhuma importância cultural, política e social, defendem os interesses de uma minoria, formada por empresários, publicitários famosos, business men, entre outros burgueses dotados de mimos e futilidades.
Já que estamos em constante reciclagem, um dos fatores que mais evidenciam isso é a volta do chamado tribalismo, contextualizado em outras vertentes de sociabilidade que estão emergindo no século XXI, dentre estas, estão os skinheads, emos, punks e demais tribos que acabam contribuindo de forma negativa para a sociedade, já que reunidos em um grupo fechado, poderiam usar suas influências, sua liberdade de pensamento e expressão para contribuir com o enriquecimento cultural da população, passando mensagens construtivas e positivas, seja através de músicas, poesias ou qualquer outra metodologia.
"A palavra de ordem que está na moda atualmente é “desenvolvimento”, que nada tem a ver com o desígnio da humanidade o “envolvimento”, ao tratarmos de crescimento em potencial político, econômico e social devemos usar um termo muito mais célebre que é o “progresso”. Willian de Souza.
.
PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA

Nenhum comentário: