quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

VIOLÊNCIA E CONFLITOS INTERNACIONAIS

  • O que são? Esses tipos de conflito/violência têm origem histórica; a rivalidade desenfreada entre diversas nações vem se arrastando ao longo de muitos anos desde os tempos da colonização. Os conflitos que a princípio podem parecer contidos a uma escala regional evoluem significativamente a dimensão internacional, por razões políticas econômicas e até culturais. As ações de divergência à política imperialista partem, principalmente, por parte das colônias de exploração, porém as colônias de ocupação, também acabam adotando táticas violentas a fim de manterem o controle sobre os povos colonizados de forma covarde.
  • Quais são os tipos de violência? As atitudes violentas são muito subjetivas e relativas, casa povo tem seu ideal a ser defendido a partir de suas diferentes visões de mundo. Para defender questões coletivas, surgem grupos guerrilheiros, mas existem facções terroristas e extremistas, que passam dos limites e partem para manifestações violentas, que ao invés de defenderem o bem comum lutam por intenções particulares de alguns grupos sociais mais privilegiados. Não podemos esquecer que muitas vezes a violência é “financiada” pelo próprio Estado, um exemplo claro são os EUA, que necessitam de criar guerras para vender armas e movimentar sua economia.
  • Como acontecem? Como já discutimos, esses conflitos têm origens históricas, porém muito subjetivas, novos conflitos podem surgir, a partir do momento que determinado grupo étnico tem a necessidade de lutar por alguma causa coletiva, mas em determinadas situações, esses mesmos precisam usar táticas violentas para serem ouvidos.
  • Um exemplo de grupo terrorista é a Al Qaeda, que utiliza táticas violentas para demonstrar a “superioridade” do povo árabe, tornar pública sua indignação pela política externa dos EUA e mostrar a sua força de revolução e destruição em massa; para alcançar seus objetivos vale até tirar a vida de pessoas inocentes.
  • Um exemplo de grupo guerrilheiro que utiliza manobras ditas violentas contra o governo, são os Zapatistas que reivindicam causas nobres, lutando pelas questões indígenas e a reforma agrária no México.
  • Um exemplo de manifestação pacífica foi a de Gandhi e seus seguidores, que alcançaram a independência do povo indiano através de movimentos pregando a não-cooperação com os colonizadores, greves de fome e o importantíssimo plano Satyagraha (não-violência).

PORTAL COMUNISTA - postagem de WILLIAN DE SOUZA famousstudio_willian@yahoo.com.br

Nenhum comentário: