segunda-feira, 16 de março de 2009

A ARITMÉTICA DA GUERRA

Sabemos que todas as tecnologias, tais quais conhecemos hoje, como GPS, satélites, internet e até alguns mapas, foram desenvolvidos com finalidades militares e bélicas. A partir da informatização da guerra de 1945 a 1991 (Guerra Fria), esta pratica se tornou ainda mais destrutiva, já que com esses adventos modernos da cartografia tecnológica, foi possível a criação de mísseis teleguiados, programados com uma certa precisão que determina onde e quando eles vão cair e detonar; além dessas técnicas, surgiram as famosas armas nucleares e de destruição em massa.
No contexto limitado da globalização, e diante da triste realidade das guerras fica evidente que o desenvolvimento de novas tecnologias, são primariamente destinados a potencializar o poder destrutivo da guerra, podemos dizer que quanto mais tecnológico for um conflito maior será o número de mortos e feridos, trata-se de uma grandeza diretamente proporcional.
Analisando com propriedade o contexto dessa situação, nos deparamos com uma contradição: quanto maior o número de tecnologias inventadas, maior o número de pessoas vivendo em condições em condições sub-humanas, agora trata-se da lógica da miséria. Embora a todo o momento são desenvolvidas técnicas que certamente melhorariam a condição de sobrevivência de milhares de famílias famintas, vivendo abaixo da linha da pobreza, as mesmas só beneficiam uma meia dúzia que aprecia com um largo sorriso o sofrer e o penar do povo.
.
PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA

Nenhum comentário: