domingo, 8 de março de 2009

SOCIÓLOGOS CLÁSSICOS - Émile Durkheim (1858-1917)

Durkheim tinha seu foco de estudo e pesquisa fundamentado nos elementos: indivíduo e sociedade. Para ele, determinar preliminarmente características seja quaisquer forem sobre um indivíduo, primeiro devemos estudar o meio social e a comunidade em que o mesmo se encontra, pesquisar os fundamentos que embasam esse grupo, conhecer as atividades, hábitos e costumes daquela sociedade, para depois explorar as características do indivíduo, suas habilidades e limitações, de grosso modo, é desta forma que Durkheim entende a interação e a integração do objeto sociedade.
Émile Durkheim também estudava os chamados fatos sociais, que podem ser compreendidos por dois principais aspectos: a maneira de agir de um indivíduo que vai gerar a coerção exterior, que por sua vez pode transformar a sociedade, gerando um ciclo de renovação social e conseqüentemente o aprendizado, por qual todos nós passamos independentemente de qual tipo de comunidade fomos criados e sociabilizados.
Ao conceituar os fatos sociais Durkheim estabeleceu três características: exterioridade, coercitividade e generalidade, que podem ser ilustrados na seguinte situação: imagine que você está em algum recinto público, um ônibus, por exemplo, e de repente entra uma pessoa, e esta mesma é bastante peculiar, ela está vestindo uma roupa de mergulhador, amarela com bolinhas vermelhas, pés de pato e para finalizar um sombreiro mexicano. Qual seria a sua primeira reação diante disso? Certamente, você vai olhar o individuo com um aspecto de reprovação, gerando uma coercitividade no mesmo, pois não se trata de uma generalidade, pois esse indivíduo usando roupas engraçadas representa uma minoria que possui essa característica diferente, que tende não ser bem vinda pela sociedade e as pessoas ditas “normais” ou “iguais”.
Durkheim estudou e conceituou profundamente os principais tipos e causas de suicídio, que respectivamente são:
Suicídio egoísta: O egoísmo é um estado onde os laços entre o indivíduo a sociedade são fracos. Uma vez que o mesmo está fracamente ligado à comunidade, terminar sua vida terá pouco impacto no resto da sociedade. Em outras palavras, existem poucos laços sociais para impedir que o indivíduo se mate. Esta foi à causa vista por Durkheim entre divorciados.
Suicídio altruísta: O altruísmo e o oposto do egoísmo, onde um indivíduo está extremamente ligado à sociedade, de forma que não tem vida própria. Pessoas que cometem suicídio altruísta morrem porque acreditam que sua morte pode trazer uma espécie de benefício para a sociedade. Em outras palavras, quando um indivíduo está tão fortemente ligado à sociedade, ele cometerá suicídio independentemente de sua própria hesitação, se as normas da sociedade o levarem a tal. Um claro exemplo desse tipo de suicídio é cometido pelos homens-bomba, que morrem em nome de sua religião e organização terrorista a que pertence.
Suicídio anômico: Este tipo de suicídio acontece quando as normas sociais e leis que governam a sociedade não correspondem com os objetivos de vida do indivíduo. Uma vez que o mesmo não se identifica com as normas da sociedade, o suicídio passa a ser uma alternativa de escape. Essa modalidade de suicídio foi freqüentemente cometida por protestantes na Grã-bretanha quando estavam sendo duramente perseguidos pela igreja católica.
Outro elemento de grande relevância para Durkheim foi a solidariedade, que julgava ser mecânica quando grupos estão ligados apenas por valores e crenças e orgânica com a divisão do trabalho.

PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA famousstudio_willian@yahoo.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei o blog! Acabou de dar uma clareada na minha mente a respeito de Durkheim =)