sábado, 14 de março de 2009

SOCIÓLOGOS CLÁSSICOS - Max Weber (1864-1920)

As idéias de Max Weber se distanciam significativamente das de Durkheim quanto à linha de estudo e pesquisa adotada tratando-se de sociedade e indivíduo. O ponto principal da obra de Weber é o conceito de ação social, que deve ser explorado a partir de uma pesquisa histórica preliminar.
Weber diz que, para compreender qualquer complexo social, a pesquisa histórica é fundamental, a linha de pensamento e reflexão deve partir da comunidade, passando por último pelo indivíduo isolado, essa é a sua escala de trabalho.
Por sua vez a pesquisa histórica deve ser baseada em fontes documentais, que devidamente interpretadas permitirão a compreensão das diferenças, divergências e ou convergências sociais.
Chegando na instância do indivíduo isolado, esse autor, considera que o mesmo faz parte dos principais elementos que participam na explicação e entendimento da realidade social, pois em sua teoria não é a comunidade que implica, com que as pessoas sejam tal quem são, mas são esses determinados sujeitos que em suas individualidades, fazem a sociedade existir e acontecer.
Uma grande consideração feita por Weber, foi sobre as ações sociais que têm seu significado subjetivamente atribuído ao grupo desses indivíduos e referente à conduta e comportamento dos mesmos.
O autor também é lembrado pelas suas teorias e estudos relacionados ao regime financeiro e econômico capitalista. Para Weber o sistema do capital, foi criado a partir do surgimento do protestantismo, já que os fiéis da doutrina religiosa protestante entraram em desacordo com a igreja católica quanto ao acúmulo de riquezas e bens materiais e resolveram se segregar das raízes catolicistas, segundo Max Weber, os protestantes acreditam que quanto mais riquezas acumularem, mais próximos estarão do ser transcendente; essa teoria hoje é muito discutida, porém muito difícil de ser contextualizada e ilustrada já que o protestantismo se dividiu em várias ramificações, sendo assim um pouco difícil estabelecer qualquer relação com as idéias da época de Weber.

PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA famousstudio_willian@yahoo.com.br

Nenhum comentário: