sábado, 21 de março de 2009

PERSONAGENS DA PAZ - Madre Teresa de Calcutá (1910-1997)

Pseudônimo de Agnes Gonxha Bojaxhiu, que foi uma missionária católica, nascida na República da Macedônia, naturalizada indiana e beatificada pela Igreja Católica.
·Biografia: Em 1937, Madre Teresa, fez de sua profissão a religião, e emitiu votos de pobreza, castidade e obediência tomando o nome de Teresa. A origem da escolha deste nome residiu no fato de ser em honra à monja francesa Teresa de Lisieux, que por sua vez é a padroeira das missionárias, que foi canonizada em 1927.
Em 1946, decidiu reformular a sua trajetória de vida. Dois anos depois, e após muita insistência, o Papa Pio XII permitiu que abandonasse as suas funções enquanto monja, para iniciar uma nova congregação de caridade, cujo objetivo era ensinar e alfabetizar crianças pobres. Desta forma, nasceu a sua ordem: As Missionárias da Caridade.
Começou a sua atividade reunindo algumas crianças, a quem começou a ensinar o alfabeto, hábitos de asseio e higiene. Suas tarefas diárias eram a de arrecadação de donativos, principalmente alimentos para as crianças famintas e a difusão de palavras de alento e confiança em Deus.
No dia 21 de dezembro de 1948, foi-lhe concedida a nacionalidade indiana, e passou a vestir um traje típico, chamado sári, nas cores — justificou ela — “branco, por significar pureza e azul, por ser a cor da Virgem Maria”.
Em 1965, o Papa Paulo VI colocou sob controle do papado a congregação das Missionárias da Caridade e deu autorização para a sua expansão a outros países. Centros de apoio a leprosos, velhos, cegos e doentes com HIV surgiram em várias cidades do mundo, bem como escolas, orfanatos e trabalhos de reabilitação com presidiários.
Em 1979, Madre Teresa recebeu o prêmio Nobel da Paz, pelos serviços prestados à humanidade. Depois de dedicar toda uma vida aos pobres, Madre Teresa de Calcutá morreu aos 87 anos, de parada cardíaca.
·Principais lutas: Considerada a missionária do século XX, concretizou o projeto de apoiar os desprotegidos durante conflitos pela independência da Índia. Através da sua congregação, Missionárias da Caridade, partiu em ministério por diversos países, prestando sua solidariedade, e o mundo inteiro acabou rendido ao seu apelo de ajudar o mais pobre dos pobres. Madre Teresa tinha grande sensibilidade quanto aos problemas alheios e impressionada com os problemas sociais da Índia, que se refletiam nas condições de vida das crianças, mulheres, velhos e doentes que viviam na rua e em absoluta miséria, reforçou ainda mais a sua missão de caridade.
·Exemplo de vida: “Não usemos bombas nem armas para conquistar o mundo. Usemos o amor e a compaixão. A paz começa com um sorriso”. Madre Teresa de Calcutá.
.
PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA

Nenhum comentário: