segunda-feira, 6 de abril de 2009

ESPORTE E CIDADANIA

É difícil listar uma problemática ou ponto negativo no esporte em si, porém o sistema de esportes ou ministério do esporte, principalmente em nosso país é bastante deficiente; nós não conseguimos usar o esporte da forma que traga progresso. A disciplina exigida para praticar uma modalidade esportiva não é respeitada, e por isso não há o tão esperado progresso.
No Brasil não é fácil estabelecer uma relação entre o esporte e o progresso, porque o nosso povo não tem os pré-requisitos para praticar uma modalidade esportiva de uma maneira que haja o progresso:

  • Não temos consolidada a ideologia de cidadania,
  • Não possuímos uma estrutura política que favoreça a prática esportiva,
  • Não existem locais, públicos, apropriados e equipamentos adequados à disposição principalmente dos mais humildes.

Considerando os aspectos demográficos e históricos do esporte podemos perceber que desde a antiguidade era sublime a prática esportiva e o lazer, uma alternativa resguardada à poucos e isso está se arrastando à séculos, mas atualmente o esporte está se popularizando, principalmente com o advento do futebol.
Agora que já conhecemos os princípios remotos do esporte, podemos partir para uma reflexão mais ampla e concluir que a prática esportiva é de grande importância para as pessoas, porque proporciona lazer e é uma alternativa fácil e independente de quaisquer investimentos financeiros, considerando a prática amadora, além disso, pode se adaptar facilmente a realidade social de cada um, sendo moldável e passível de transformações, por exemplo: dois sapatos velhos improvisam uma trave no futebol de rua.
Porém o amadorismo, o voluntariado, aquela corrente de otimismo formada em prol de um time, por exemplo, representa muito mais do que toda a precariedade dos serviços dispensados à população e a incompetência de nossas autoridades. E é justamente a essência esportiva, que prega a cidadania, o trabalho em equipe, que faz com que o indivíduo progrida em termos de conhecimento, responsabilidade, solidariedade, respeito e disciplina.
Esta realidade que nós queremos alcançar, mas para que esta utopia se torne, de fato, real, a contribuição de todos é muitíssimo importante.

PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA famousstudio_willian@yahoo.com.br

Nenhum comentário: