domingo, 5 de abril de 2009

PERSONAGENS DA PAZ - Irmã Dulce (1914-1992)

Foi uma religiosa católica brasileira. Ganhou grande notoriedade e admiração por suas obras de caridade e de assistência aos pobres e necessitados.
·Biografia / Principais lutas: Quando criança, costumava rezar e pedir sinais a Santo Antônio, pois queria saber se deveria seguir a vida religiosa. Desde os treze anos de idade, ela começou a ajudar mendigos e enfermos. Nessa mesma idade, foi recusada pelo Convento do Desterro por ser jovem demais, voltando a estudar.
Em 1932, depois de se formar, entrou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição, em Sergipe. Após seis meses de noviciado, tomou o hábito de freira. No dia 15 de agosto de 1934, ela fez sua profissão a fé e voltou à Bahia.
Desde então, dedicou toda a sua vida à caridade. Começou sua obra ocupando um barracão abandonado para abrigar mendigos. Chegou a receber a visita do Papa João Paulo II, quando esse esteve no Brasil, em virtude de seu trabalho com idosos, doentes, pobres, crianças e jovens carentes. Entre os diversos estabelecimentos que Irmã Dulce fundou estão o Hospital Santo Antônio, capaz de atender setecentos pacientes e duzentos casos ambulatoriais, o Centro Educacional Santo Antônio (CESA), que abriga mais de trezentas crianças de 3 a 17 anos e o Círculo Operário da Bahia, uma escola de ofícios, com atividades culturais e recreativas.
Em 13 de março de 1992, infelizmente falece Irmã Dulce, devida grande debilidade por problemas respiratórios.
Em reconhecimento a sua vida de intenso trabalho religioso e atos caridosos, no mês de janeiro de 2009, a Congregação para as Causas dos Santos do Vaticano anunciou o voto favorável que reconhece Irmã Dulce como venerável.
·Exemplo de vida: “Miséria é a falta de amor entre os homens”. Irmã Dulce.

PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA famousstudio_willian@yahoo.com.br

Nenhum comentário: