sexta-feira, 17 de abril de 2009

INSTITUIÇÕES SOCIAIS - Família

A família é a primeira e mais importante instituição social à qual o indivíduo faz parte, e de suma influência na sua formação.
No seio da família o indivíduo é orientado, recebendo a educação, os valores e principalmente a ética, princípios indispensáveis para que o mesmo seja capaz de se desenvolver com solidez de caráter e honestidade na sociedade e em outras instituições, como a escola, que depois da família é o segundo meio social mais determinante na formação cívica das pessoas.
Conscientes da grande importância da família na vida de um indivíduo, podemos afirmar que se o meio familiar não for um âmbito saudável e acolhedor, favorece a formação de pessoas insociais, incapazes de se relacionarem com o meio externo, promover transformação, e pior, essa pessoa sem uma base de caráter bem consolidada corre risco de seguir pelos caminhos mais tortuosos da vida, como a violência, a criminalidade e a corrupção, já que é pobre de princípios, valores e principalmente de ética.
Para sanarmos os problemas do nosso cotidiano, principalmente a violência, deve-se investir na família, erradicar a cultura do ódio e propiciar um ambiente decente que favoreça a cultura dos valores, e nenhuma instituição consegue fazer-se mais eficiente do que a família que é o pilar forte que sustenta o caráter de todos nós.
Daí, enxergamos o que há de tão fundamental na conjuntura familiar, que deve oferecer condições para que os indivíduos se desenvolvam com dignidade e solidez de caráter, na criação de uma sociedade mais justa e igual. Além disso, a família é de grande importância reprodutiva e econômica.

PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA

Nenhum comentário: