sexta-feira, 20 de novembro de 2009

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA – HOMENAGEM A ZUMBI DOS PALMARES

Zumbi dos Palmares.
  • Sua vida: Zumbi dos Palmares nasceu no estado de Alagoas no ano de 1655. Foi um dos principais representantes da resistência à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas, sob seu comando o quilombo alcançou uma população de aproximadamente trinta mil pessoas. Embora tenha nascido livre, foi capturado quando tinha por volta de sete anos de idade. Entregue a um padre católico, recebeu o batismo e ganhou o nome de Francisco. Aprendeu a língua portuguesa e a religião católica, mas aos 15 anos, voltou a viver no quilombo, pois percebera as intenções tortuosas da Igreja Católica, sendo mais uma vítima do imperialismo católico. Portanto o dia 20 de novembro é, independentemente da nossa etnia, um dia de exaltar nossas origens, e exaltar, sobretudo, nossas lutas quase que diárias, pela liberdade de informação, religião e cultura.
  • As Conquistas Alcançadas pelos negros sob comando de Zumbi: Em 1680, com 25 anos de idade, Zumbi torna-se líder do Quilombo dos Palmares, comandando a resistência contra as topas do governo. Sob seu comando, a comunidade cresceu e se fortaleceu, obtendo várias vitórias. Não bastando, o líder Zumbi mostrou grande habilidade no planejamento e organização do quilombo, além de coragem e conhecimentos militares.
  • O quê Zumbi representa para a história do Brasil: Zumbi dos Palmares é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo máximo da resistência e luta contra a escravidão, inclusive, protagonizou diversas lutas pela liberdade de culto, religião e prática da cultura africana no Brasil Colonial.
  • A importância de se comemorar o Dia da Consciência Negra: Esta data é uma oportunidade para a sociedade refletir sobre a cultura afro-brasileira, a sua história, contribuições, as lutas de Zumbi dos Palmares e as discussões atuais sobre o preconceito, e principalmente sobre o respeito aos nossos semelhantes. Além disso, esta é uma data que serve como um momento de conscientização sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da identidade e da cultura nacional brasileira. Os africanos colaboraram muito, durante a história do nosso país, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos. Este é um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em diversos outros locais, dando o devido valor à cultura afro-brasileira. O Dia Nacional da Consciência Negra, foi estabelecido pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro porque foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi.
PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA famousstudio_willian@yahoo.com.br

Nenhum comentário: