domingo, 15 de novembro de 2009

QUEM TEM RAZÃO?

Em nossa vida cotidiana, usamos a palavra razão em muitos sentidos e em muitos contextos:

  • Certeza: Quando dizemos “Eu tenho a razão”, conseqüentemente estamos afirmando certeza e coerência sobre algo qual falamos, fazemos, ou pensamos.
  • Lucidez: Quando falamos “Ela está lúcida, recuperou a razão” desta forma estamos afirmando que determinada pessoa passou a agir de forma racional, tal fato por sua vez está associado à lucidez.
  • Motivo e causa: Quando perguntamos: “Qual é a razão de estar fazendo isso?” empregamos a palavra razão na finalidade de descobrir os motivos ou causas que levaram determinada pessoa a praticar tal ato.

De acordo com a célebre frase de Pascal, filósofo francês do século XVII: “O coração tem razões que a razão desconhece”, há diferenças entre razões e razão, enquanto as razões tratam-se dos motivos do coração, ou seja, as emoções e paixões, a razão, propriamente dita, é o nome que damos à consciência intelectual, moral e ética.

A consciência é a razão. Se alguém “perde a razão” é porque está sendo influenciado pelas “razões do coração”. Se alguém “recupera a razão” é porque o conhecimento intelectual e a consciência moral e ética tornaram-se dominantes sobre as paixões. Em resumo, a razão, como consciência moral e ética, é a vontade racional livre, que não se deixa dominar pelos impulsos passionais, realizando ações corretas, ditadas pela inteligência e pelo intelecto.

Fonte: FILOSOFIA - CHAUI, Marilena.

PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA famousstudio_willian@yahoo.com.br

Nenhum comentário: