quarta-feira, 18 de novembro de 2009

TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

As obras transposição do Rio São Francisco são um tema polêmico que divide opiniões, mas a questão principal e que deve ser discutida com bastante clareza são as vantagens e as desvantagem para a população a partir da concretização desse projeto, sobretudo, devemos nos questionar: a quem interessa a transposição do rio, a quem o governo está realmente interessado a ajudar?

De acordo com o geógrafo Aziz Ab’Sáber, as maiores vantagens estarão relacionadas com os latifundiários e propriedades agropastoris, enquanto que os maiores prejudicados, quando as águas chegarem nos rios até então secos, serão os pobres vazenteiros.

A transposição é bastante vantajosa para os latifundiários, pois a partir do momento que as águas começarem a ser transpostas para suas propriedades, eles não precisarão mais comprar água de caminhões-pipa e suas terras serão mais valorizadas.

Por outro lado, os vazenteiros são extremamente dependentes dos ciclos de cheias e estiagens dos afluentes do Rio São Francisco, sendo assim, eles entendem a importância da água e a usam com responsabilidade. Porém vamos enfocar mais uma vez a questão referente às vantagens e desvantagens para essa população, que na verdade não necessita deste investimento específico na transposição do São Francisco, uma vez que o ciclo de chuvas e estiagens é muito mais apropriado para a agricultura de subsistência desse povo.

PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA famousstudio_willian@yahoo.com.br

Nenhum comentário: