quarta-feira, 4 de novembro de 2009

A EXPLORAÇÃO DO PROLETARIADO PARA KARL MARX

Conforme se desenvolveu a burguesia, isto é o capital, desenvolveu-se também o proletariado, que vive apenas na medida em que encontra trabalho. Esses operários estão expostos a todas flutuações do mercado.

Já o desenvolvimento da maquinaria e a divisão do trabalho tiram o emprego do proletário. O operário torna-se um simples acessório da máquina. Logo quanto mais tedioso for o trabalho, mais baixo será o salário. Mas isto não é tudo: à medida que crescem a maquinaria e a divisão do trabalho, cresce também a massa de trabalho.

Lembrando que, quanto menores são a habilidade e a força exigidas pelo trabalho manual, mais o trabalho dos homens é suplantado pelo das mulheres, crianças e velhos, pois o custo varia quanto à idade e sexo.

Uma vez determinada a exploração do operário pelo fabricante, logo que ele recebe seu salário, caem sobre ele as outras partes da burguesia: o proprietário da casa, o merceeiro, o credor agiota...

As pequenas camadas de industriais, artesãos, camponeses e comerciantes que vivem de pequenas rendas, também caem no proletariado, pois suas atividades são suplantadas pelos novos métodos de produção.

Fonte: MANIFESTO COMUNISTA – MARX, Karl e ENGELS, Friedrich.

PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA famousstudio_willian@yahoo.com.br

Nenhum comentário: