quinta-feira, 5 de novembro de 2009

OS MODOS DE PRODUÇÃO E A EXPLORAÇÃO DO PROLETARIADO PARA KARL MARX

Com a simplificação dos antagonismos entre as classes sociais, o modo de produção industrial que era próprio do feudo ou da corporação, já não era suficiente às necessidades cada vez maiores dos novos mercados: a manufatura tomou seu lugar, os mestres-artesãos das corporações foram suplantados pelo estamento médio industrial e a divisão do trabalho entre as diversas corporações cedeu lugar à divisão do trabalho dentro de cada oficina.

Mas os mercados continuavam a crescer e aumentar suas necessidades. E eis que o vapor e a maquinaria revolucionam a produção industrial. O lugar da manufatura foi ocupado pela grande indústria moderna, o estamento médio industrial cedeu lugar aos industriais milionários.

O mercado mundial, cujo terreno já havia sido preparado pela descoberta da América, trouxe imenso desenvolvimento ao comércio, à navegação, às comunicações, às ferrovias e à própria burguesia que também aumentava seu capital.

O estabelecimento da grande indústria e do mercado mundial conquistou finalmente o domínio político exclusivo no Estado representativo moderno. Assim, o poder político do Estado moderno, nada mais é do que administrar os negócios comuns de toda a classe burguesa.

A burguesia desempenhou na história um papel extremamente revolucionário. Em todos os lugares em que consegui chegar ao poder, a burguesia aboliu todas as relações sociais, não deixou estabelecer entre os homens nenhum outro vínculo se não o mero interesse nu e cru, o insensível “pagamento em dinheiro”, colocou unicamente a liberdade de comércio sem escrúpulos e não a liberdade pessoal de cada um. Em poucas palavras, no lugar da exploração que era mascarada por ilusões políticas e religiosas, colocou a exploração aberta, despudorada, direta e brutal “Já que você não reage... Eu te exploro!”.

Fonte: MANIFESTO COMUNISTA – MARX, Karl e ENGELS, Friedrich.

PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA famousstudio_willian@yahoo.com.br

Nenhum comentário: