domingo, 5 de abril de 2009

NEONAZISMO (SKINHEADS “CABEÇAS RASPADAS”)

São grupos presentes em nossa sociedade caracterizados pela ideologia da “raça pura”. Os skinheads encontram-se espalhados pelo mundo inteiro e o número de membros vem aumentando ao longo do tempo. Essa legião está ligada aos ideais neonazistas e racistas, pregando que existe somente uma “raça superior e pura” que tem o direito de viver nesse mundo. Os skinheads se originaram na década de 1960, no Reino Unido, tendo se manifestado pela primeira vez por volta de 1965 na Jamaica, entre indivíduos brancos (em sua maioria) e negros jamaicanos reunidos pelas suas preferências musicais, como: ska, reggae e rock steasy, que passaram a ter ideologia nazista, após a re–estilização feita pelos simpatizantes. Alcançando o seu auge no período de 1969, que foi chamado nostalgicamente pelos próprios skinheads como “espírito de 69” ou “spirit of 69”.
Já no Brasil a origem desse movimento se deu com os ideais nacionalistas associados a músicas que defendiam o conceito ideológico dos skinheads, que são, em sua maioria, brancos com cabeças raspadas ou quase raspadas, fazem diversas tatuagens em demonstração de amor ao seu grupo e sua “raça”, normalmente tem corpo atlético e andam com acessórios nada agradáveis, como o soco inglês, que é utilizado em caso de confronto, podendo ser identificados por andarem em gangues e se vestirem de uma forma muito particular. Há diversos grupos disseminados pelo país, em especial no Estado de São Paulo onde existem vários, e um dos mais famosos é o “Carecas do ABC”.
Em nosso país, os skinheads adotam um estilo politizado de caráter
patriota, ultra-nacionalista, conservador, fascista e integralista, demonstrando cada vez mais o sentimento de preconceito e intolerância para com nordestinos, negros, índios, ciganos, homossexuais e portadores de doenças físicas e mentais, em casos especiais até prostitutas e judeus são vítimas dos “carecas”. Alguns membros desse grupo dizem que são pessoas pacíficas, pode até existir algum que seja passivo, mas a grande maioria é de pessoas agressivas que praticam atos de violência e crueldade. Os “carecas” também têm apatia em relação aos grupos de Punks, a rivalidade entre esses dois grupos, porém antiga, gera uma série de atos de violência até hoje, há diversos casos registrados de choques ocorridos entre eles que tiveram saldos negativos para ambas as partes.
No final da década de 1970 houve uma segunda geração skinhead, decorrente da agitação provocada pela
cultura punk e que acabou desencadeando um grande interesse por outros movimentos juvenis do passado, como os mods e teddy boys. A geração anterior (“espírito de 69”) tinha como uma de suas características a ligação com a música jamaicana, principalmente o reggae, o rocksteady e o ska. Com o surgimento da “revolução musical” do punk rock, muitos skinheads se agregaram ao emergente street-punk (então uma vertente anti-comercial do punk) e deram origem ao estilo Oi!, que abrange tanto os aspectos musicais quanto culturais. Isso, no entanto não significou o abandono do reggae e do ska. Nos anos de 1980 muitos skinheads tornam-se grandes adeptos do ska chamado “Two Tone” (“dois tons”, em referência às cores preta e branca – simbolizando a união de raças).
Existem certas simbologias dentro desse movimento, uma das mais conhecidas é a linha 88, o 8 representa o “H”, pois essa é a oitava letra do alfabeto, sendo assim, o número 88 significa “HH” que faz referência à famosa saudação nazista ao seu líder: “Heil Hitler”. Existem centenas de simbologias empregadas dentro do movimento skinheads, em sua maioria ligadas ao nazismo.
Assim como no movimento neonazista os “carecas” também fazem utilização dos diferentes meios de comunicação para fazer sua propaganda, utilizando termos e expressões agressivas que estimulam a violência entre pessoas integrantes do grupo e até de outros grupos, “raças” e opções sexuais diferentes.
Não existe uma explicação plausível para os fundamentos utilizados pelos skinheads que afirmam serem “raça superior ou pura”. E quais são os aspectos em que se tornam melhores que outras pessoas?
Sociólogos, psicólogos, entre outros profissionais, ainda não encontraram essa resposta, deixando a incógnita para o futuro.
É importante deixar claro que todos os grupos sociais de diferentes raças, credos, nacionalidades, devem ser respeitados, pois vivemos em uma sociedade onde todos têm o direito de ser, pensar e crer, como e no que quiser, mas infelizmente isso não significa que todos vivemos em condição igualdade e liberdade com a certeza de que não existe nenhum tipo de coercitividade nem de rechaças, isso é o que o perverso sistema “democrático” quer que nós pensemos, e se torna muito difícil construir um pensamento contrário a esse, justamente, porque temos os mais injustos, funestos e repugnantes meios de comunicação de todo o mundo, que contribuem para que permanecemos nesse quase eterno estado de putrefação mental.

PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA famousstudio_willian@yahoo.com.br

10 comentários:

Anônimo disse...

Isso não está certo. O Skinhead de verdade não é racista ou sequer nacionalista, por que a música deste é vinda da Jamaica! Os Trads (tradicionais) e os Rashs (Skinheads Comunistas e Anarquistas) não podem pagar o pato por uma meia dúzia de idiotas. A esses "skinheads" racistas/etnicistas se dá o nome de white power ou bonehead, mas os skins mais velhos nem consideram esses babacas parte da cultura. O movimento que começou nos anos 50 só foi conhecer essa abordagem nacionalista/racista nos anos 80, depois que o National Front (partido fascista inglês) seduziu uma pequena parcela dos skins. Não ajude a espalhar informação errada! Gente que não tem culpa e nem é racista toma porrada na rua por causa disso!

Anti-Neo disse...

Geralmente eles gostam de atacar grupos menores para demonstrar superioridade de raça!!
mas na verdade não passa de uma desculpa para cometerem essas covardias, fazendo mulhares de pessoas (incluindo mulheres e crianças) sofrerem bastante até hoje!
Se eles querem atacar com violência inocentes o correto é começar a revidar!!! Antes que aconteça outro golpe de Estado como foi na Alemanha!

Portal Comunista - Powered by FAMOUS STUDIO disse...

Eu realmente não sei dizer se revidar com violência é a melhor forma de resolver os problemas protagonizados pelos grupos de Skinheads, mas de qualquer forma é totalmente válido articulamos idéias a fim de resolver um problema concreto, para tanto conto com a ajuda e as idéias de todos!!!

Igor Andrade disse...

Com cabeças fechadas e ignorantes é que se caminha o comunismo. Não sei qual é pior, faxo comunista ou faxo nacionalista. Acho que na verdade são irmãos. Assim como hitler e stalin.

O POVO UNIDO GOVERNA SEM PARTIDO!
ANTIFASCISTAS SKINHEADS!

Anônimo disse...

e isso ai somos carecas

caroline D. disse...

hahahahahhahahhahahahhahahahhah...
grande piada..rachei minha cabeça de rir da cara desse povo...o amor a origem de uma pessoa é tudo,nao significa que tenho que matar um pra provar que tenho muito orgulho e amor a minha origem alemã...

Anônimo disse...

Tenho 51 anos e fiquei calvo bem jovem comecei a raspar o resto(Paralamas) ja alguns anos não tenho ideologia punk ou skin head, mas gosto de calça de camuflagem porque acho legal e me sinto bem e por ser branco e descendentes de Europeus ja fui chamado de nazista infelismente o que vale é aparencia nesta sociedade materialista e Hipocrita em que vivemos.

Unknown disse...

vamo lá:( vou escrever sem acento)

o Brasil é originalmente de Portugues, indios e africanos vindos na maioria de guine-bissau, e de moçambique do nosso "amavel" exu,essam são nossas maiorias.

Portugueses: quem lembra que dom joao sexto fugiu para pagar de portugal para nao pagar sua divida a frança de napoleao bonaparte, o mesmo que destruia portugal enquanto dom joao estava aqui, e o mesmo voltaste para pagar metade do que devia com extraçao do ouro brasileiro, afim de que a frança fizessem construçoes para que o povo morasse e aqui no brasil e dom pedro primeiro foi um extremo safado pregando que o brasil era melhor pois o calor deixava as mulheres semi numas, ou seja, safados, malditos e de preguiça, hoje com menos lucros que os italianos que vieram trabalhar em suas lavoura, vai ver aonde estao os barbosa e os oliveira no mapa economico.

Pretos: vieram sem cultura e com religiao,hoje vc os encontra em 90% nas igrjas evangelicas e nas cadeias, ou nos bailes funks, pra eles serem bonitos é o suficiente

indios: se a de valor o ato de preservar suas aldeias, e cultura, porem pela falta de destressa em seus artefatos e retrospecto, em lutas perdidas pelos filhos de anhanguera, os bandeirantes, e sua falta de luz interior, nao me vejo vivendo entre eles.

ou seja nossa base é de covardes e safados, escravos que continuam querendo ser escravos,e indios que sinceramente tem valor, a o que se fazer mas sempre os deixando para tras.

descendente de italiano eu sou, pobre porque meu pai é doente, sem pensar em querer viver em meu pais.

Anônimo disse...

Sério, tratar skinheads e neonazistas como sinônimos é muita burrice!

Óbvio que existem skinheads neonazistas, mas não quer dizer que todo o skinhead seja neonazista.

Comprometimento com a informação é algo bem importante, e tá faltando aqui!

Anônimo disse...

pra min os skinheads são um bando de racistas burros são adoradores do Hitler sendo que são brasileiros e nem um brasileiro é 100% branco todos tem uma porcentagem de negro ou indígena em seu DNA então brasileiro que quer ser skinhead não passa de um palhaço ignorante , mesmo sendo descendente de europeu você não deixa de não ser 100% branco por que alguém na sua família mesmo sendo um parente muito distante foi ou é negro ou indígena então mesmo você tendo pele clara você não é e nunca será 100% branco
e se Hitler fosse vivo ele não te aceitaria por que você é igual a todos outros brasileiros
ENTÃO PRA VOCE QUE QUER SER SKINHEAD NEO NAZISTA VOCÊ NÃO ESTA PASSANDO DE UM IDIOTA E É ISSO QUE EU PENSO E SE NÃO GOSTOU VEM NE MIM E SE GOSTOU É NÓIS