sábado, 25 de abril de 2009

INSTITUIÇÕES SOCIAIS - Estado

O Estado é uma forte instituição social, à qual exige de nós deveres a ser cumpridos em troca de direitos que nos são outorgados, e também monopoliza a chamada “força legítima”, sendo de imenso poder de coerção [sobre todo e qualquer] indivíduo que tenha burlado algo legítimo, em seu território.
Três, são os componentes mais importantes do Estado: território, população e instituições políticas.
O Estado é uma instituição permanente, porém a gestão governamental é um componente transitório do Estado, que implica diretamente no que diz respeito à sua eficiência e aceitação. Independendo de nossa vontade, participar e servir essa instituição social, é uma obrigação de todos os cidadãos, isso abre margens a discutirmos o poder [i]legítimo desse meio, no qual somos cidadãos apenas nos momentos de subserviência, porém ao exigirmos nossos direitos somos taxados de vagais, e pior, ao lutarmos por eles, somos desordeiros.
Até que se prove ao contrário, todos somos cidadãos, porém a cidadania possui uma grande fronteira que segrega os ricos dos pobres, os poderosos dos miseráveis, por isso e por muitos outros fatores, o Estado deixa a desejar. Não podemos nos considerar cidadãos plenos, especialmente pelo desrespeito que sofremos diariamente por sermos excluídos do sistema. Assim surge a necessidade da formação de frentes sociais a fim de combater essa injustiça, garantir nossos direitos e acabar com esse pouco caso que o Estado dispensa à população, criar órgãos populares encarregados de fiscalizar o Estado, fazendo valer a nossa indignação, e combater a corrupção com coerção recíproca.
Nossa fiscalização é indispensável, o Estado é muito poderoso graças ao poder que transferimos á ele através do voto, da mesma forma que concedemos nosso poder ao Estado podemos retira-lo se a gestão não estiver atendendo nossas reivindicações, pois a mesma é feita para nos defender e zelar por nossos direitos, portanto, vamos fiscalizar!

PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA famousstudio_willian@yahoo.com.br

9 comentários:

Tânia disse...

O texto está ótimo.
Me ajudou muito no trabalho de sociologia.
abraço.

Moabee disse...

Maravilhoso seu texto.
Parabéns.
Me ajudou bastante no trabalho de sociologia!
Beijo;

Unknown disse...

Pocha muitoo muito muito obrigado estavamos a prestes da apresentação do trabalho de sociologia sobre intituições socias que para nos foi o ESTADO estavmos perdidos muito obrigado mesmo PARABEnS

Anônimo disse...

muito bom
tenho que fazer um texto falando sobre o estado.
valeu pela ajuda

Anônimo disse...

Muito bom.aprendi muito sobre essa instituição,tenho certeza que minha professora de sociologia vai gostar.valeu!!!!!!!

Anônimo disse...

agora sei um pouco mais sobre instituiçoes sociais....

Anônimo disse...

estudando para prova de sociologia ...me ajudou muito esse conteudo.valeu abraço;;;;

Anônimo disse...

Valeu pela ajuda...muito bom o texto
Me ajudou muito...brigadão...

Unknown disse...

parabens, o trabalho é otimo. me ajudou bastante valeu!!!!!