sábado, 25 de abril de 2009

INSTITUIÇÕES SOCIAIS - Igreja

A igreja é uma instituição social que requer uma reflexão bastante cuidadosa, pois uma idéia mal colocada, pode parecer tendenciosa, mas, mesmo sendo um assunto muito relativo, isso não impede que sejamos críticos, pontuando a religião e a igreja com a máxima transparência, verdade e principalmente ética.
Desde as sociedades mais primitivas, as crenças religiosas são um fato social universal, que vêm sobrevivendo invictas ao longo dos anos, passando por vários períodos de adaptações, do politeísmo ao monoteísmo.
A igreja está presente em todos os tipos de organização social e todos os povos conheceram ou conhecem a religião, que pode servir como um instrumento de libertação ou perpetuação da condição de alienação e subversão mental e principalmente espiritual, dependendo de quem comanda a missa ou culto, e especialmente a finalidade dos mesmos que é pré-determinada pela alta hierarquia da instituição religiosa. Diante desse ponto de vista, nos vem a mente uma questão: religião ou manipulação?
Cada crença se classifica como instituição social a partir do momento que se impõem como um fator de estabilidade, de aceitação da hierarquia social e obediência as normas que a sociedade considera necessárias para seu equilíbrio, assim a instituição religiosa é de grande importância cívica para o indivíduo em relação à ética e moral que devem ser conceitos integrantes e permanentes na igreja, não sendo isenta às questões externas, como a política, já que a religião é um forte referencial para os indivíduos, deveria também, exercer um papel de orientação quanto à cidadania, porque, além de sua denotação espiritual a mesma deve ser agente inclinado a melhorar a vida da população.
E você, participa de uma religião ou manipulação?

PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA
famousstudio_willian@yahoo.com.br

9 comentários:

KHALYL DHELLAYE disse...

GOSTEI MUITO MARAVILHOSO
BEM ESCLARECEDOR

Anônimo disse...

achei pessimo,tinha q sr mais bem esclarecido;naum entendi quase nads!!!por isso queria um site q me explicasse melhor sobre:religião-instituição social!

Anônimo disse...

o conteudo esta bom, mas precisa melhorar . Falar mais sobre a Igreja, o Estado e a religião . nota 7. ;)

Anônimo disse...

bahaghasgnaskhasfahskbkah

exunomato disse...

666 capeta vai te pega

Nana disse...

ajudou muito em minha pesquisa!

Anônimo disse...

Adoreeeiiiii, me ajudou muito nos trabalhos .. Agradecida :D

Anônimo disse...

Manipulado é quem dá crédito a um texto hiper raso, desinformador e tendencioso como este. Só eu notei que o autor não explicou nada, apenas "concluiu" que "igreja" nada mais é que um ajuntamento de idiotas? (a meu ver apenas colocou sua opinião pessoal sem meia análise decente; sequer definiu o termo originário do grego ekklesia ou comentou que esse ele de de uso quase mais difundido no meio cristão, visto que muitas religiões funcionam de modo diferente, sem ajuntamentos de pessoas) Parabéns, você é um exemplo de como encher linguiça com falácias.

Unknown disse...

Faz melhor então😉