domingo, 26 de abril de 2009

REFORMA AGRÁRIA LACEDEMÔNIA

Em Esparta, Licurgo juntou as terras pedregosas às terras férteis, colocando-as sob propriedade do Estado, para dividi-las em porções iguais entre os cidadãos, assim o acesso a terra era igual e democrático, não havia terras improdutivas e todos plantavam.
Contudo, no Brasil a reforma agrária está longe de ser uma realidade, pois o monopólio da terra é fortemente exercido por pessoas muito poderosas, como os políticos corruptos, que de forma covarde, negam a milhares de pequenos agricultores, as condições necessárias para sustentar suas famílias, pois não têm terra para plantar.
Diante dessa problemática, surge o MST (movimento dos trabalhadores rurais sem terra), que reivindica reforma agrária e melhores condições de trabalho para os pequenos agricultores e especialmente para aqueles que não possuem terra para sua própria subsistência, porém os revoltos sem terra são tratados como vagais e desordeiros, são desrespeitados e coagidos pelas leis que não lhes assegura o direito a terra e também pela própria polícia que os agride e os rechaça nos acampamentos, que costumam montar ao ocupar um terreno improdutivo. Segundo a Constituição Federal, todos têm o direito a terra, no entanto, essa lei não é cumprida, pois vai a desencontro aos interesses dos poderosos.
Nós, também, devemos nos inserir nas reivindicações junto aos trabalhadores sem terra, se continuarmos omissos estamos complacentes com a injustiça e prorrogando ainda mais o sofrimento dos sem terra. Do mesmo modo, devemos apoiar os pequenos agricultores, pois são eles que produzem os diversos alimentos que chegam a nossa mesa, pois os latifundiários não têm uma produção diversificada e que atenda a alimentação dos brasileiros, geralmente, encontramos latifúndios de soja, esta que não vai servir para alimentar a população, mas será exportada para os Estados Unidos para ser transformada em ração que irá alimentar gado.
Esse paralelo entre a reforma agrária espartana e a ausência de uma em nosso país, nos remete a pensar na ineficiência da nossa legislação que está relativamente atrasada em relação à da antiga sociedade lacedemônia.

PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA famousstudio_willian@yahoo.com.br

2 comentários:

Lucas disse...

Adorei Muito obrigado estava curioso agora eu sei mais mudando de assunto você nao sabe me diser como posso criar um site ??

Portal Comunista - Powered by FAMOUS STUDIO disse...

Obrigado pelo comentário!
É muito fácil criar um site, na minha opinião você pode criar um site pelo yahoo geocities ou pelo vila bol, acessa e compara qual o que atenda melhor suas necessidades!
Ou quem sabe você também adere ao blogger e se torna um de nossos amigos blogueiros!