quinta-feira, 22 de outubro de 2009

FEUDALISMO DO SÉCULO XXI

Como já sabemos o feudalismo europeu foi caracterizado pela descentralização administrativa-política e pela ruralização da sociedade em comunidades agrárias autônomas, denominadas feudos.

Na época da formação do feudalismo, século V à XV, a maior parte da população temendo as invasões germânicas nas cidades, resolve partir para o campo, onde oferecem seus serviços como camponeses para os nobres (senhores feudais), que em troca lhes oferece proteção e abrigo no entorno de seu grande castelo.

Pois bem, hoje de certa forma, presenciamos uma situação parecida, num paralelo com a realidade, percebemos que uma pequena parcela, a da população mais abastada, está se feudalizando, ou seja, sempre procurando se estabelecer em condomínios particulares de luxo, de preferência com áreas verdes, e todas as demais instalações a fim de não precisarem ter contato algum com o mundo exterior.

Atualmente, a grande maioria dos condomínios luxuosos possui em suas dependências academias, restaurantes, pizzarias, panificadoras, supermercados, shopping centers e até escolas, ou seja, as pessoas não precisam sair das dependências do condomínio para nada, as crianças não precisam sair para estudar, e até mesmo os adultos não precisam ultrapassar o limite de segurança imposto pelos muros altos nem para trabalhar, pois é só ligar o seu laptop no escritório dentro de sua própria casa, e pronto, já está administrando todos os seus negócios, seus investimentos na bolsa de Nova Iorque, estando em casa, ou em qualquer outro lugar que esteja: na sua praia particular...

Até então, acompanhamos uma comparação de como se dá o processo de feudalização que as classes burguesas estão protagonizando. Mas qual é o motivo para que isso esteja acontecendo? O motivo é, principalmente, a violência que cerca a nossa sociedade por todos os lados, mas vejamos que, da mesma forma que os ricos sofrem com a violência, os pobres também, no entanto, não têm como recorrer, e muito menos, evitar a exposição à violência dominante nos grandes centros urbanos; que de acordo com o processo do feudalismo corresponde às invasões bárbaras.

Mas pobres pessoas ricas; não passa por suas mentes que a sua exorbitante concentração de lucro é o que financia diretamente e indiretamente a violência nas cidades, financia o tráfico de drogas e de armas, financia o crime organizado, o PCC e etc.

Seria muito fácil citar problemas e mais problemas diante de tal situação, uma vez que temos todo o direito de nos sentirmos tanto segregados e marginalizados, quanto desprotegidos ao mesmo tempo, em meio ao avanço da violência nas cidades. Já que não queremos ficar somente nos erros e problemáticas, propomos como solução uma reforma agrária decente seguida por uma distribuição justa da renda.

Ao contrário do que muitos pensam, a reforma agrária não é uma reivindicação puramente comunista, países capitalistas tais como os EUA e boa parte da Europa já fizeram a reforma agrária, pois descobriram com a distribuição das terras uma forma de aumentar a produção e conseqüentemente aumentar o lucro, por isso, não adianta pensarmos na reforma agrária somente, como uma alternativa para o crescimento desordenados das cidades, para as ondas de violência e para a desigualdade social. Juntamente com os projetos de reforma agrária, deve-se estudar um plano de distribuição de renda descente, para que se evite, justamente, a concentração de lucro, a divisão da sociedade entre os que têm os meios de produção e os que têm somente a força de trabalho, e principalmente, para que se evite este estado de injustiça geral, onde os que trabalham não ganham, e os que ganham não trabalham.

PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA famousstudio_willian@yahoo.com.br

Nenhum comentário: