sexta-feira, 30 de outubro de 2009

DESOBEDIÊNCIA AO MAL – LUTAR SEM VIOLÊNCIA (ANÁLISE DO FILME: GANDHI - Richard Attenborough 2002)

  • Resenha: O filme retrata a vida de Mahatma Gandhi, considerado o principal líder da luta pela independência da Índia, após décadas de dominação inglesa. Apesar de biográfico e de não entrar em discussões político-ideológicas, o filme mostra a situação de pobreza e exploração do povo indiano e momentos marcantes de sua luta e organização, como o terrível massacre em Amristar, onde os ingleses atingiram 15 mil homens, mulheres e crianças desarmados e a dramática marcha até o mar na qual Gandhi liderou milhares de seus conterrâneos indianos a provar que o sal marinho pertencia a todos e não era apenas uma mercadoria britânica; colocando em prática a política de desobediência civil, fundamentada no princípio da ação não violenta, considerada por ele como a maior força a ser empregada na defesa dos direitos das pessoas. Apesar da simplicidade, Gandhi era um homem de família rica, estudou Direito na Inglaterra e viveu na África do Sul. Pertencia ao “Partido do Congresso” que representava os interesses das minorias hindu e muçulmana.

Fonte: HistóriaNet a Nossa História.

  • Conflitos: A luta pela independência da Índia, após décadas de dominação pelo imperialismo inglês.

Conflitos a partir da política de desobediência civil.

Não podemos nos esquecer da situação de extrema pobreza e exploração sob qual vivia o povo indiano.

  • Valores: A luta e organização dos indianos na batalha de Amristar, liderados por Gandhi, conseguiram exercitar os princípios da não violência e também da desobediência civil.
  • Conflitos e valores em nossa vida: É muito fácil falarmos sobre a desobediência civil e sobre a não violência, difícil é vivenciar estes valores e colocá-los em prática, porém exercitar a nossa consciência e o nosso pensamento crítico também é muito importante, é o primeiro passo que podemos dar rumo à transformação social.
  • As razões de Gandhi: Mahatma Gandhi sempre dizia: Não sou um santo que aspira a ser político, mas um político que tenta tornar-se um santo. Aliás, também foram muito sábias as palavras do General George Marshall ao se referir a Gandhi: “Mahatma Gandhi foi o porta-voz da consciência de toda a humanidade”.

PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA famousstudio_willian@yahoo.com.br

Nenhum comentário: