sexta-feira, 9 de outubro de 2009

PRECONCEITO – POVOS GERMÂNICOS X TERRORISTAS

RELAÇÕES COM O IMPERIALISMO ESTADUNIDENSE

Pode haver uma comparação entre os antigos povos bárbaros e os terroristas, mas precisamos nos policiar a fim de não deturparmos a verdade e cairmos no pré-conceito.

Nos tempos do Império Romano, todos os povos que resistiam a dominação, não seguiam os mesmos preceitos políticos que os romanos e não falavam latim, enfim, todos aqueles povos que não foram “romanizados” eram chamados de bárbaros, mas o correto seria chamá-los de germânicos, levando em consideração sua origem, pois tais povos formaram diversos reinos no território que antes pertencera ao próprio Império Romano.

Hoje, costumamos ser preconceituosos ao nos referirmos como bárbaros àqueles que não prezam a cultura estadunidense e como terroristas os seguidores da fé islâmica, ou seja, a maioria dos árabes e muçulmanos.

Atribuímos aos ideais imperialistas este descostume que temos de inferiorizar nossos semelhantes pura e simplesmente pela sua religião, seja também pela sua etnia, ou qualquer outra característica que possa servir como motivo, razão, e circunstância que eventualmente justifique a inferiorização das pessoas.

Segundo Içami Tiba, "A humanidade vive melhor quando sabe aproveitar bem as diferenças e se enriquecer com elas em vez de combatê-las".

Não restam dúvidas de que o preconceito imperialista insere em nossa conduta os ideais de que o bom, o belo e o verdadeiro estão associados à cultura, os costumes e à política estadunidense, o Império da atualidade.

PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA famousstudio_willian@yahoo.com.br

Nenhum comentário: