domingo, 18 de outubro de 2009

DESOBEDIÊNCIA AO MAL – LUTAR SEM VIOLÊNCIA (RESOLVENDO PROBLEMAS)

Listar os problemas e dificuldades presentes em nossa cidade, em nosso bairro, ou em nossa comunidade, que são diariamente enfrentados pela população é uma tarefa que deve ser acompanhada por todos nós. Vamos tomar como exemplo um dos problemas mais discutidos, não somente em nossa comunidade, mas também na maioria das regiões periféricas das grandes metrópoles do país, como no Rio de Janeiro.

No Rio de Janeiro, a maior parte dos protestos para um sistema de transporte decente vêm seguidos de manifestações violentas, queima de coletivos até mesmo com pessoas dentro, contudo não estamos incluindo o total de mortos e feridos no final das contas.

A população, não só do Rio, precisa se conscientizar, refletir e chegar a conclusão de que queimar os coletivos não é a melhor forma de protesto, uma vez que, um ônibus a menos, significa maior tumulto, maior lotação e aumento no valor da tarifa.

De acordo com o raciocínio lógico, a fim de tomar soluções práticas, os protestos violentos parecem ser o caminho mais adequado para conseguirmos nossos objetivos, mas muito pelo contrário, acabam agravando ainda mais os problemas, sistematizando-os de maneira que fiquem cada vez mais difíceis de serem resolvidos, pois se aliam, quase que naturalmente, às milícias, ao tráfico de drogas e de armas, especialmente no Rio de Janeiro.

Diante desta problemática, me vêm à cabeça duas ideologias, duas filosofias distintas, mas que se combinadas nos ajudam a resolver esta situação do transporte público, bem como uma infinidade de outros problemas presentes e atuantes em nossa cidade, em nosso bairro, ou em nossa comunidade, estas ideologias são de Karl Marx e Mahatma Gandhi.

Primeiramente, Marx propõe a todos nós algo muito importante: a idéia de classe proletária, ou melhor, a idéia da possibilidade de organização da classe proletária, isso quer dizer que, a partir do momento que o proletariado (aquele que é penalizado diariamente pelo péssimo estado do transporte público, pois depende exclusivamente do mesmo) passar a se organizar e se reconhecer como uma classe, seremos capazes de promover transformações. Sabemos que com a devida organização, as práticas violentas, com certeza serão evitadas, ou até mesmo abolidas, visto que serão absolutamente dispensáveis. Por isso, Marx conceituou a Ditadura do Proletariado, que utiliza do domínio político para anular pouco a pouco as injustiças sociais, bem como a questão do transporte público, que estamos trabalhando com enfoque nesta discussão.

Aliando a ideologia marxista aos pensamentos de Gandhi, chegamos a conclusão de que a não-violência depende da organização social. Para conseguir a mobilização da população, Gandhi, por sua vez, lança o plano de resistência Satyagraha, de desobediência à lei da injustiça, de desobediência à lei do mal. Segundo Gandhi, especialmente neste caso do plano Satyagraha, “A desobediência civil não é um estado de ilegalidade e licenciosidade, mas pressupõe um espírito de respeito à lei combinado com o autodomínio”.

Acredito ser possível, a partir das sábias idéias deixadas por Karl Marx e por Mahatma Gandhi, convergirmos, mesmo que seja por uma questão menos ampla, que é a reivindicação por melhorias no transporte público na nossa comunidade, usando de manifestações conscientes, sobretudo pacíficas, para obtermos o devido êxito, qual Gandhi alcançou.

Reivindicar, sair às ruas, tornar pública nossa indignação é a melhor forma de produzir conscientização e promover mudanças, e principalmente, é a forma mais inteligente de manifestação, lembrando que a inteligência é a melhor arma que se pode usar contra as injustiças sociais.

Levando em consideração os pensamentos de Gandhi, a violência não gera transformação social alguma, muito pelo contrário, acaba gerando ainda mais violência, mais ira e mais ódio. A não-violência, que por sua vez, é uma atitude inteligente, nos permite promover a conscientização, a transformação e conseqüentemente a justiça social.

PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA famousstudio_willian@yahoo.com.br

Nenhum comentário: