quinta-feira, 8 de outubro de 2009

POESIA CONCRETA – ARTE E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Pouco sabemos sobre a arte da poesia concreta; sua importância e fundamentação, além disso, deixamos de compreender seus propósitos quanto uma nova forma de reflexão e principalmente de manifestação popular, ou seja, seu papel fundamental como iniciativa transformadora da sociedade, especialmente em meio a juventude.

A poesia concreta, como o próprio nome já diz, tem como base formadora o movimento concretista que, por sua vez, tratou-se de uma fase literária que valorizava a incorporação de aspectos geométricos à arte da poesia, em suma, a mensagem a ser passada consiste primeiramente nas formas constitutivas da palavra, e não na disposição tradicional das mesmas em prosa, ou em verso. Além disso, a poesia concreta chama muito, a atenção dos jovens, que acabam a reproduzindo e aplicando seus conceitos na arte do graffiti, por exemplo. Outro aspecto importantíssimo da poesia concreta é justamente a sua flexibilidade quanto às diversas interpretações que podemos formular a partir de seus princípios fundamentais.

Ao falarmos de poesia concreta, falamos de modernidade poética. Mas qual é a fundamentação de tal modernidade, quais são as propostas que justificam a criação da poesia concreta e confirmam sua importância. A real justificativa desta vertente concretista está na tentativa de mobilizar especialmente os jovens, por mais paradoxal que isso possa parecer, para enfrentar a imposição dos meios de comunicação, e aproveitando o “gancho” do esgotamento publicitário, surge em meio ao concretismo, uma nova forma de análise e reflexão. As principais análises da poesia concreta fazem parte de uma pluralidade, que confirmam a sua importância nos sentidos cultural, ético, político e social.

PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA famousstudio_willian@yahoo.com.br

Nenhum comentário: