sábado, 17 de outubro de 2009

IDADE MÉDIA - SOCIEDADE FEUDAL

Muitos consideram a Idade média como um período obscuro “Idade das Trevas”, dominado por paradigmas e pelos ceticismos, porém, o mais correto seria afirmar que: A Idade Média fora um período importantíssimo para o “florescimento” da sociedade contemporânea, tanto no sentido bom das relações sociais, quanto no sentido ruim, que resultou no surgimento do dos primeiros burgueses e conseqüentemente no regime de produção capitalista.

A princípio dizemos que a organização feudal, especialmente, deve-se ao avanço do Islã sobre o Império Romano do Ocidente, que não suportou as invasões bárbaras (germânicas), sofreu um intenso processo de ruralização e passou a se organizar em feudos, por sua vez, os feudos mantinham uma certa organização interna, havia uma hierarquia ocupada pelos senhores feudais e pelos servos.

Não podemos esquecer que os feudos mantinham uma mínima comunicação entre si, geralmente trocas de favores militares, tratados de proteção contra invasões. Tais acordos eram denominados em suserania e vassalagem (acordo entre nobres), desta forma, suseranos ofereciam suporte financeiro (terras) aos seus vassalos, que em troca deveriam oferecer suporte militar contra eventuais invasões germânicas.

Quanto à organização religiosa, houve vários processos de ruptura, tais como a iconoclastia, que proibiu a adoração de imagens e a fragmentação da Igreja Católica em Apostólica Romana, comandada pelo Papa e a Ortodoxa Grega, liderada pelo Imperador de Constantinopla. Tal situação culminou no surgimento do clero, que era representado pelas autoridades máximas da Igreja Católica, Papa e Bispos, havia os nobres, representados pelos senhores feudais e sua família e por último, os servos, a base trabalhadora de toda a sociedade feudal.

Outro fato muito interessante e, sobretudo relevante sobre a Idade Média é a questão do “controle das mentes”, nesta época a Igreja era a maior detentora de terras e, além disso, controlava todas as manifestações mais íntimas das pessoas, controlava sua consciência por meio da confissão, sua vida sexual por meio do casamento, e tinha domínio até sobre vida e a morte dos indivíduos, só se nasce verdadeiramente com o batismo e só se tem o descanso eterno no solo sagrado do cemitério.

PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA famousstudio_willian@yahoo.com.br

Nenhum comentário: