quinta-feira, 8 de outubro de 2009

VALORES HUMANOS

Quanto a nossa justiça, ou até mesmo a falta dela, onde estão sendo aplicados os valores? Qual é a nossa contribuição para que esta situação qual vivemos hoje se perpetue por muitos e muitos anos, caso contrário, quais seriam as atitudes mais desejáveis a fim de combatermos aquilo que infringe a lei e os valores do ser humano?

Entende-se como valores humanos a forma com que a sociedade se organiza e sistematiza suas regras que deverão ser seguidas a fim de alcançar o equilíbrio nos sentidos: político (relativo aos negócios públicos), econômico (referente a produção, distribuição e consumo das riquezas) e social (respectivo a própria sociedade e o que convém ou não à mesma).

Atitudes éticas consistem na obediência às regras determinadas democraticamente por uma determinada sociedade, no intuito de alcançar o equilíbrio. Em algumas sociedades indígenas, por exemplo, as crianças ao nascerem já são separadas de suas respectivas mães e entregues a uma família diferente, aos nossos olhos esta situação parece adversa e cruel, mas na concepção desta tribo indígena é algo normal, e acima de tudo, é uma decisão democrática. Agora, já não podemos dizer que é normal e perfeitamente compreensível a crescente taxa de criminalidade que encaramos nas grandes cidades brasileiras, a delinqüência está longe de ser uma escolha democrática, embora seja comum convivermos com o crime, isto não quer dizer que seja normal e inato aos habitantes das metrópoles.

Sobretudo, os valores humanos nos conduzem a atitudes concretas; tiremos como exemplo a água, que é extremamente importante para a nossa vida; então, é nosso dever preservá-la, para o bem comum. Uma vez falando sobre o bem comum, devemos obrigatoriamente relacioná-lo com o senso comunitário, fator determinante para o cumprimento das normas de convivência, além de ter fundamental importância no cenário das relações interpessoais.

Por outro lado, a ausência dos valores éticos acarreta problemas de convivência, desrespeito total pela figura do cidadão e pala vida humana, tanto por parte da sociedade que insiste em desrespeitar a si mesma, quanto por parte dos nossos representantes, que transfiguram a ética como um potente artifício para obtenção de votos.

PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA famousstudio_willian@yahoo.com.br

Nenhum comentário: